quinta-feira, maio 28, 2009

PAINEL

Vou de táxi

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/05/09

Entre os contratos da Petrobras sobre os quais a oposição tentará jogar luz na CPI do Senado, se lhe for dada alguma margem de manobra, estão aqueles firmados com cooperativas de táxi e de locação de veículos para transporte de carga e/ou de passageiros. Desde 2005, foram gastos mais de R$ 60 milhões com essa finalidade sem licitação -na maioria das vezes, é feito um ‘convite’ à cooperativa.
A Petrobras também assinou contrato no valor de R$ 15,8 milhões com uma cooperativa do ABC paulista para ‘locação de veículo com motorista’. Essa mesma cooperativa presta serviço aos Correios. A diferença é que neste caso houve pregão.

Altas horas - O próprio Lula disparou telefonemas, na noite de anteontem, para arredondar as indicações à CPI da Petrobras. Queria assegurar um time ‘sóbrio’ para defender o governo e a empresa.

A quatro - Lula fez questão da presença de Ideli Salvatti (PT-SC) no papo que teve ontem com Aloizio Mercadante (PT-SP), sob fogo da tropa renanzista. O ministro José Múcio (Relações Institucionais) também participou. Assim, Mercadante ficou sem um tête-à-tête com o presidente, como Renan Calheiros (PMDB-AL) tivera segunda.

Senhor dos anéis - Renan segurou até o último momento as indicações dentro da bancada. Senadores tentavam saber, às 22h30 de terça, se seriam ou não designados para a CPI, e a resposta padrão era que o líder ainda não tinha fechado os nomes.

Psiu - O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), ironiza as indicações do PMDB. ‘Pelo menos teremos silêncio, sem Cabelo, Sandália & Microfone’, diz, numa alusão à trinca Wellington Salgado, Gilvam Borges e Almeida Lima, que se notabilizou pelos decibéis empregados na defesa de Renan em 2007. Dos três, só Almeidinha está na comissão, ainda assim como suplente.

Outro lado - Doadora de recursos ao PMDB de Roraima nas eleições de 2006, a Aliança Navegação afirma que seu vínculo com a Petrobras se restringe à compra de combustível para navios.

Assim não - A CBF voltou a sinalizar para autoridades de São Paulo, desta vez com mais ênfase, que a Fifa deverá rejeitar o estádio do Morumbi para a Copa de 2014. O plano de reforma apresentado pelo São Paulo FC é considerado insuficiente. A alternativa da prefeitura é construir um estádio na zona norte da cidade.

Vip - Márcio Thomaz Bastos foi o único a não aguardar na salinha reservada às testemunhas do mensalão ontem. O ex-ministro foi convidado pela juíza Sílvia Rocha a tomar um café no gabinete.

Fúria - Aldo Rebelo (PC do B -SP) ameaçou por três vezes ir embora sem depor, pois a juíza atrasou 40 minutos para iniciar sua oitiva. No final, ela pediu desculpas ao deputado.

Pálido - A atuação do procurador Rodrigo De Grandis, que ganhou notoriedade na Operação Satiagraha, foi descrita por advogados e testemunhas como ‘protocolar’ e ‘pouco enfática’. Num dia de depoimentos-chave para José Dirceu, ele não apertou Ivan Guimarães, ex-presidente do Banco Popular, nem Roberto Marques, assessor de todas as horas do ex-ministro.

Fora - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu ao primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), que retirasse as credenciais da equipe do humorístico ‘CQC’. Sarney alega que a instituição foi desrespeitada em recente quadro do programa da Band, no qual foi chamado de ‘dinossauro’.

Tiroteio

Ele tem tanto apreço pela Petrobras que aceitou abrigar o ex-presidente da empresa José Eduardo Dutra em seu secretariado durante o fogo cruzado do mensalão.
De ARTHUR VIRGÍLIO , líder do PSDB no Senado, sobre o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que chamou a oposição de camicase por propor a CPI da Petrobras.

Contraponto

The book is on the table

No início deste mês, uma delegação do PT esteve na China, como parte de um intercâmbio com o Partido Comunista. O idioma local ninguém falava, e alguns integrantes da comitiva tinham dificuldade também com o inglês, usado na comunicação com os turistas.
Ao mostrar para a vendedora de uma loja o produto que pretendia levar de lembrança, o secretário de Assuntos Institucionais, Romênio Pereira, ouviu de volta:
-How many?
O petista levou os colegas à gargalhada ao comentar:
-Ro-mê-nio! Viu? Ela quase acertou!

Nenhum comentário: