quarta-feira, maio 27, 2009

PAINEL

CPI do B

RENATA LO PRETE

FOLHADE SÃO PAULO - 27/05/09

Convencido de que está tudo dominado pelo governo antes mesmo da instalação da CPI da Petrobras, o PSDB decidiu conduzir uma espécie de investigação paralela. O plano, delineado ontem em reunião de sua bancada de senadores, é encaminhar denúncias relativas à empresa -várias delas no forno do TCU- sistematicamente ao Ministério Público, amplificando as repercussões na tribuna na tentativa de influir na pauta da CPI. Tudo centrado na figura de Alvaro Dias (PR), autor do requerimento da comissão, e alimentado por um grupo de técnicos escalado pelo senador.
O PSDB sabe que as chances de sucesso são limitadas, mas avalia que é o único caminho a tentar para não sair da história totalmente de mãos abanando.

Tão longe... - A despeito da anunciada ‘pax’ entre tucanos e ‘demos’, os primeiros têm certeza de que os aliados estão combinando todas as jogadas com Renan Calheiros (PMDB-AL), e que já aceitaram sem maior resistência o ‘não’ às pretensões de presidir a CPI da Petrobras.

...tão perto - A negativa governista de dar o comando da CPI ao DEM rendeu comentários irônicos na reunião dos tucanos ontem. ‘Puxa, o governo já devolveu o DEM para a gente?’, brincava um senador do PSDB, diante do veto.

Foi você! - Se na oposição o clima é de picuinha disfarçada, o enfrentamento entre Renan Calheiros (PMDB-AL) e Aloizio Mercadante (PT-SP) se dá a céu aberto. A tropa de choque renanzista passa o dia espalhando que a CPI só saiu por culpa do petista. O próprio Renan tratou de vazar parte da conversa em que Lula teria preterido Mercadante na comissão. Em razão do clima, o líder do PT foi chamado ontem à noite para uma conversa com o presidente.

No grito - A insistência de Inácio Arruda (PC do B-CE) deve lhe valer uma vaga na CPI. Os senadores do PSB, que também pleiteavam assento na comissão, foram avisados de que o cearense teve mais empenho. O objetivo dos comunistas é evitar que as atenções da CPI se voltem para a gestão da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Companheira - Citada por Hugo Chávez na conversa com Lula sobre a construção da refinaria Abreu e Lima, a Odebrecht, integrante do consórcio que toca a obra em Pernambuco, firmou nos últimos quatro anos mais de R$ 274 milhões em contratos com a Petrobras -nenhum deles por meio de licitação.

Aqui e agora - De um cardeal do PMDB, rebatendo a acusação de que o partido está antecipando o debate eleitoral: ‘Foi Lula quem trouxe 2010 a valor presente’.

Desfibrilador - Depois da morte da lista fechada, deputados pró-reforma política ainda tentam salvar partes do texto, notadamente o financiamento público de campanha. Essa modalidade seria usada apenas para cargos majoritários. Nos proporcionais, valeria a doação privada, mas só de pessoas físicas.

Caneta - Em depoimento ontem à comissão de sindicância que investiga os desmandos de João Carlos Zoghbi no Senado, funcionários de empresas ligadas ao ex-diretor de Recursos Humanos disseram que havia dez servidores do setor autorizados a ampliar o limite de endividamento de colegas com crédito consignado para além dos 30% do salário fixados em lei.

Tiroteio

O presidente, que em geral é muito bem recebido no Nordeste, pôde constatar “in loco’ como anda a popularidade de Jaques Wagner.
Do deputado ACM NETO (DEM-BA), sobre a vaias recebidas anteontem por Lula, em companhia do governador da Bahia, durante solenidade no município de Cachoeira.

Equipe - Roseana Sarney nomeou o agente da PF Aluisio Guimarães Mendes Filho secretário-adjunto do Centro de Inteligência da pasta da Segurança do Maranhão. Em 2008, ele teve prisão preventiva pedida pela própria PF por suspeita de repassar a Fernando Sarney informações sobre inquérito que investiga o irmão da governadora. A Justiça negou o pedido.

Contraponto

Risco de contágio

Em encontro de políticos numa pizzaria paulistana, na noite de segunda-feira, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), foi apresentado ao presidente municipal do PPS, Carlos Fernandes. Braços estendidos para o aperto de mão, um conhecido comum explicou:
-Este aqui é o Hepatite, presidente!
Espantado, Temer deu um salto para trás e terminou o cumprimento à distância. Só se tranquilizou quando lhe explicaram que Fernandes carrega esse apelido desde os tempos de militância no movimento estudantil, sem jamais ter contraído a doença.

Nenhum comentário: