sexta-feira, maio 22, 2009

PAINEL

A ANP é nossa

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 22/05/09

Enquanto tucanos e petistas batem boca em torno dos eventuais prejuízos que a CPI pode causar à imagem da Petrobras, o PC do B está preocupado com um subproduto da investigação: o requerimento criador da comissão também prevê devassa na ANP, agência controlada pelo pequeno partido aliado. Além do expressivo incremento nos royalties pagos a prefeituras que contrataram a Análise, empresa do diretor da ANP Victor Martins, a oposição tentará examinar os subsídios destinados a usineiros.
Isso explica por que Inácio Arruda (PC do B-CE) não sai do pé de Aloizio Mercadante, líder do PT e do bloco que inclui os comunistas do Brasil. Quer ser nomeado titular da comissão -o que não é permitido, pois o senador já ocupa a relatoria da CPI das ONGs.

Ecumênico. Não é apenas o PMDB que arquiteta a substituição de Guilherme Estrella por Paulo Roberto da Costa na diretoria de Exploração da Petrobras. Adotado inicialmente pelo PP, o atual diretor de Abastecimento tem hoje uma rede de relacionamentos que vai do PT ao DEM. 

Timing. A substituição na "diretoria que fura poço", como dizia Severino Cavalcanti, agradaria até mesmo à ministra Dilma Rousseff, mas não acontecerá agora por dois motivos. O primeiro é a inconveniência de fazer a troca em meio a uma CPI da Petrobras. O segundo é a participação de Estrella no processo do pré-sal, que lhe deu sobrevida. 

Vai devagar. A sede de Renan Calheiros (PMDB-AL) diante do pote da Petrobras levou um senador a lembrar ao líder peemedebista que o partido tem "presença intensa" na empresa e em suas subsidiárias, notadamente a Transpetro, comandada por Sérgio Machado. 

Mentor. A mobilização de petroleiros no Rio contra a CPI da Petrobras teve o dedo de Wilson Santarosa, gerente de Comunicação Institucional da empresa e presidente do conselho deliberativo do fundo de pensão Petros. 

Arquivo. Santarosa foi secretário-geral da CUT-SP, integrou a administração de Toninho do PT em Campinas e presidiu o sindicato dos petroleiros na região. Em 2006, seu nome surgiu nas investigações do dossiê antitucanos.

Bis. CUT e Força Sindical acertaram repetir a dose da manifestação contra a CPI na próxima quinta em São Paulo. O ponto de encontro será a avenida Paulista, onde funciona um escritório da estatal.

Barragem. Um peemedebista que conhece os humores do partido explica o súbito flerte de alguns integrantes da cúpula com a ideia de um terceiro mandato de Lula: o objetivo seria evitar que a incerteza provocada pelo tratamento de Dilma Rousseff (PT) precipite uma debandada rumo à candidatura José Serra (PSDB) em alguns Estados. 

Tentação. Enquanto a possibilidade de "re-reeleição" de Lula provoca reações exacerbadas da oposição, a proposta de prorrogar os atuais mandatos de presidente, governadores, senadores e deputados conta com a simpatia velada de tucanos e "demos" que têm eleições duras pela frente. 

Em resumo. A prevalecer a percepção de que não será aprovada reforma política nenhuma, as duas únicas inovações da eleição de 2010 serão o fim da verticalização das coligações e a fidelidade partidária imposta pelo TSE. 

Letra morta 1. Relatório de atividades da diretoria geral da Câmara de 2008 cita a "elaboração dos manuais de uso da cota postal, telefônica e de passagens aéreas". E informa: "Não executado". 

Letra morta 2. Para 2009, o diretor-geral, Sérgio Sampaio, prescreveu: "Alteração da rotina de solicitações de reembolso de despesa com passagem aérea, eliminando a necessidade de formulário". 

Indicado. A pedido do prefeito Gilberto Kassab (DEM), o Conselho Superior do Ministério Público de SP liberou procurador Olheno Ricardo de Souza Scucuglia para comandar a Procuradoria Geral do Município de São Paulo.

Tiroteio

"A oposição reclama que o PT aparelhou a Petrobras, mas ela aparelhou o TCU." 


Do deputado LUIZ SÉRGIO (PT-RJ), sobre a composição do Tribunal de Contas da União, que afirma haver indícios de superfaturamento de R$ 230 milhões em contratos da empresa.

Contraponto

Garotinho

Em visita ao Congresso ontem, Aécio Neves aproveitou para fazer a corte ao DEM. Reunido com lideranças do partido, lembrou que ali estavam protagonistas da Aliança Democrática, que elegeu seu avô Tancredo presidente em 1985.
-Sou fruto daquela época, que vai completar 25 anos. Temos de fazer um evento comemorativo!- disse o tucano.
-Nossa, é quase a minha idade!- brincou o presidente do DEM, Rodrigo Maia, tentando obter um deságio de seus 38 anos e arrancando risadas gerais.

Nenhum comentário: