quarta-feira, maio 13, 2009

PAINEL

É preciso comparar

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/05/09

A equipe econômica começou a municiar Lula com números destinados a rebater, na campanha eleitoral, o discurso demotucano do ‘governo gastador’ e do ‘inchaço da máquina’. As despesas correntes cresceram 45% em termos reais desde o fim de 2002? Sim, reconhecerão os petistas, para em seguida destacar que, no mesmo período, as transferências a Estados e municípios aumentaram 60,7% (especificamente para educação, 393%). As transferências de renda (Bolsa Família, aposentadorias etc.), 52%, e os investimentos, 130%. Já o consumo do governo cresceu 16%.
Essa primeira fornada de números será apresentada aos aliados hoje, na reunião do conselho político.

Pauta - Em reunião hoje em Brasília, os secretários estaduais da Fazenda devem designar uma comissão para recorrer ao Tesouro contra o mergulho de 90% nos repasses da Cide, fruto de manobra contábil que permitiu à Petrobras pagar menos imposto.

Mágica - Do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, segundo quem os repasses da Cide aos Estados não deveriam ter diminuído: ‘Ele quer deixar de pagar impostos e fazer o Tesouro Nacional de banco’.

Tudo dominado - Com a conclusão, na sexta, do processo de trocas nas diretorias do Banco do Brasil, a piada corrente é que BB agora quer dizer ‘Banco do Berzoini’.

Minado 1 - À caça de um relator que tope herdar o processo contra Edmar Moreira, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, João Carlos Araújo (PR-BA), foi alertado de que os candidatos Nazareno Fonteles (PT-PI) e Pedro Eugênio (PT-PE) fizeram uso heterodoxo da verba indenizatória em meses recentes.

Minado 2 - Fonteles declarou gastos de R$ 29.568,24 apenas em abril. Já Eugênio tem pagamentos sucessivos à empresa de segurança Pitbull.

City tour - Quando lhe perguntam o segredo da coesão pró-governo nos votos de sua bancada, o líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), brinca: ‘Eu coloquei a bancada para circular na Esplanada’.

Campanha 1 - Gilmar Mendes telefonou a líderes no Senado para elogiar Marcelo Neves, candidato a vaga no CNJ. Outros ministros do Supremo, porém, dizem que Neves está querendo ‘muita coisa ao mesmo tempo’: além do CNJ, a titularidade na USP.

Campanha 2 - Em seus telefonemas, Gilmar aproveita para lembrar que Erick Pereira, apoiado por DEM e PMDB para a vaga no CNJ, é filho de Emmanoel Pereira, ministro do TST, o que configura nepotismo. As ligações do presidente do Supremo sensibilizaram integrantes da CCJ do Senado, que vota as indicações hoje, após sabatina.

Página virada - Geraldo Alckmin fechou feridas da campanha de 2008 em almoço com os vereadores do PSDB. Falou bastante sobre o projeto nacional de José Serra, mas nada sobre sua candidatura ao governo paulista.

Tiroteio

Se ele quer deixar o governo, que arrume outra desculpa. Não dá para ser em cima da gente.
De ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), líder do governo no Senado, sobre seu correligionário Nelson Jobim; o ministro da Defesa ameaçou abandonar o cargo se houver recuo no processo de profissionalização da Infraero, que incluiu a demissão de irmão e cunhada de Jucá.

Contraponto

Quer brigar?

Cercado por jornalistas no café do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI) respondia a uma bateria de perguntas sobre a série de irregularidades nos contratos da Casa com empresas prestadoras de serviços. Esbaforido, um assessor se aproximou do primeiro-secretário:
-O José Nery (PSOL-PA) pediu a CPI das terceirizadas!
Exausto diante da quantidade de escândalos em pauta, Heráclito ficou em silêncio por alguns instantes, até abrir um sorriso e tranquilizar o assessor:
-Boa! Deixa protocolar! Daí a gente aproveita e manda investigar aquelas passagens que o pessoal do PSOL forneceu para o delegado Protógenes!

Nenhum comentário: