sábado, maio 09, 2009

PAINEL

Operação Ciro

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/05/09

Embora Ciro Gomes (PSB-CE) tenha rejeitado publicamente a ideia, sob o argumento de que pode estar ficando "velho, mas não louco", seguem as conversas para tentar transformá-lo em candidato ao governo de São Paulo, especialmente agora que a Operação Castelo de Areia eliminou a opção Paulo Skaf.
Na quarta, os representantes do "bloquinho" Márcio França (PSB), Paulinho (PDT) e Aldo Rebelo (PC do B) reuniram-se para tratar do assunto com os deputados do PT Cândido Vaccarezza, Jilmar Tatto, José Mentor e Devanir Ribeiro. Os petistas sugeriram que poderia haver jogo caso Ciro se mostrasse viável, em pesquisa, contra Geraldo Alckmin, tucano mais cotado caso José Serra saia para disputar o Planalto.

Vai nessa. Paulinho da Força também tratou do projeto Ciro SP em conversa com Gilberto Carvalho. O chefe de gabinete de Lula, cotado para presidir o PT durante a campanha eleitoral de 2010, não se comprometeu, mas também não se opôs ao prosseguimento das negociações. 

Excluídos 1. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, soltou fumaça ontem ao descobrir que o conselho informal da candidatura de Dilma Rousseff havia se reunido na segunda-feira no Palácio do Planalto. Tampouco o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo, gostou de ter sido excluído. Houve quem defendesse nota de protesto, mas a turma do deixa disso resolveu a parada. 

Excluídos 2. Há precedente de curto-circuito na relação Dilma-Berzoini. Em recente reunião com a bancada da Câmara, a ministra defendeu a ida de Gilberto Carvalho para o comando do PT, dada a importância de ter ali alguém que fale por Lula. Subtexto: ao contrário da atual direção. Berzoini espumou. 

Roteiro. Embora soubesse que suas chances eram remotas, o ex-tesoureiro Delúbio Soares deixou o barco correr até ontem, quando se declarou injustiçado na reunião do Diretório Nacional petista, para ganhar discurso que pavimente sua candidatura a deputado por outra legenda. 

Pá de cal. Até o início da semana, Delúbio ainda tinha alguma esperança de alcançar o número de votos necessário para aprovar seu pedido de integração. Mas o Movimento PT, tendência de porte médio que se alia ora ao antigo Campo Majoritário, ora à Mensagem, roeu a corda e avisou ao tesoureiro do mensalão que não lhe daria seus dez votos.

Joint-venture. A emenda que anistia agentes públicos de responder por improbidade em decisões relacionadas ao sistema financeiro foi debatida entre o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), e o presidente do BC, Henrique Meirelles. O banco trabalhava em um projeto com o mesmo propósito. 

Vai vetar? A aliança explica por que Tasso Jereissati (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT), contrários a outros contrabandos na MP 449, não se opuseram à anistia para os dirigentes financeiros, acatada por Francisco Dornelles (PP). E por que a equipe econômica não incluiu o item entre os possíveis vetos ao texto. 

Afasta de mim. Apesar de críticos ao destempero de Sérgio Moraes (PTB-RS), aquele que está se "lixando para a opinião pública", integrantes do Conselho de Ética da Câmara estão recusando, um a um, as sondagens para substituir o colega na relatoria do caso Edmar Moreira. Membros da subcomissão que cuida do tema, Hugo Leal (PSC-RJ) e Ruy Pauletti (PSDB-RS) não topam. 

Repórter. Sem equipe de TV nem assessores para gravar imagens dos estragos das chuvas no Maranhão e Piauí durante o sobrevoo de Lula, o ministro Márcio Fortes (Cidades) sacou seu celular e registrou o cenário crítico para exibir aos colegas em Brasília.

Tiroteio

"Perder a oportunidade de indicar um brasileiro para a direção-geral da Unesco, optando por apoiar um egípcio obscuro e discutível, é mais um erro da política externa de Lula." 


De CELSO LAFER, chanceler no governo FHC, sobre o endosso do Itamaraty a Farouk Hosni em detrimento de Marcio Barbosa, atual diretor-adjunto do órgão da ONU para educação, ciência e cultura.

Contraponto

Pronto para tudo O ex-embaixador de Cuba Tilden Santiago esteve em Brasília em busca de apoio da cúpula do PSB para concorrer ao Senado por Minas. Em conversa com Renato Casagrande, secretário-geral do partido, fez sua propaganda:
-Posso ser o candidato da esquerda, porque terei o segundo voto dos eleitores petistas-, argumentou Santiago, que militou no partido durante 28 anos.
-Mas e se o Aécio for candidato ao Senado?
-Aí eu tenho o segundo voto dos eleitores do Aécio...
-Desse jeito você terá mais voto que o governador!
Tilden não se fez de rogado:
-Disposição e ousadia não me faltam.

Nenhum comentário: