sábado, maio 02, 2009

PAINEL

Vamos falar sério

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/05/09

Na antevéspera de apontar "hipocrisia" nas denúncias sobre o uso irregular de passagens aéreas por deputados e senadores, Lula ouviu dos presidentes Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP) um misto de desabafo e recado. Em visita ao Alvorada na noite de quinta, os dois reclamaram que há três meses o Congresso só faz apanhar, enquanto o Executivo flana em aprovação popular, e que o elevado grau de insatisfação nas duas Casas ameaça explodir na forma de CPIs das quais o governo não quer nem ouvir falar, como as da Petrobras e do Dnit -esta com o requerimento já repleto de assinaturas peemedebistas.De maneira bastante explícita, Temer e Sarney pediram a solidariedade de Lula. E conseguiram.




Fermento. A rebeldia da base aliada também deriva de sucessivas contrariedades no mundo do loteamento de cargos. O irmão de Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, acaba de rodar na Infraero. O mesmo ocorreu com um apadrinhado de Almeida Lima (PMDB-SE), presidente da Comissão de Orçamento, que ocupava a direção dos Correios em Sergipe. 

Portfolio. Outro banco que contratou a Contact, empresa em nome de "laranjas" do ex-diretor do Senado João Carlos Zoghbi, para intermediar a operação do crédito consignado foi o Daycoval, que concedeu R$ 79,3 milhões em empréstimos entre 2006 e 2009. 

O especialista. Zoghbi contratou o criminalista Antonio Carlos Almeida Castro, cuja lista de clientes de ontem e de hoje inclui Law Kin Chong, Daniel Dantas, ACM e José Dirceu. Bordão conhecido em Brasília: "Quando a casa cai, chame o Kakay". 

Gênese. Um dos alvos da artilharia do casal Zoghbi em entrevista à revista "Época", a contratação de uma empresa de taquigrafia pelo Senado foi decidida numa época de três CPIs simultâneas -Correios, Mensalão e Bingos. 

Vapt-vupt. Antes mesmo de terminar o evento que marcou a primeira extração de petróleo no campo de Tupi, já estava no ar a peça publicitária marcando o "ano um de uma nova era" da Petrobras, com direito a clipe de "Rapaziada", de Gonzaguinha. 

Volume. O Movimento PT, tendência que historicamente se associa às majoritárias na disputa interna, resolveu lançar nome para concorrer à presidência nacional. Estão no páreo os deputados Geraldo Magela e Maria do Rosário.

Onde e quando. Dilma Rousseff estava em NY no meio de março, num seminário sobre o Brasil para investidores estrangeiros, quando recebeu de seu médico a notícia de que um exame de rotina havia identificado um gânglio na axila esquerda da ministra. 

Alma do negócio. A bancada do PT na Assembleia paulista prepara ofensiva contra os gastos do governo Serra em publicidade. No cálculo dos técnicos petistas, foram R$ 127 milhões somente na primeira quinzena de abril. 

Espalha-brasas. Em visita ao Paraná, José Dirceu acertou o apoio do governador Roberto Requião (PMDB) à candidatura a deputado federal de seu filho Zeca (PT), prefeito de Cruzeiro do Oeste. O ex-ministro aproveitou para lançar farpas contra o senador Osmar Dias (PDT), cortejado pelos petistas locais para aliança na sucessão estadual. 

Divórcio. Depois da troca de cotoveladas com o PMDB baiano, Jaques Wagner (PT) rompeu com o PSDB, que o apoiava desde o início do governo. O motivo foi a adesão dos tucanos à marcha de prefeitos patrocinada pelo ministro peemedebista Geddel Vieira Lima (Integração). 

Cobrança. O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otavio Brito, irá ao ministro Carlos Lupi na próxima semana para pedir que o MPT integre a coordenação das ações do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo em todo o país. Brito também reivindica "políticas públicas mais firmes" de reinserção dos trabalhadores resgatados nas operações, para que não retornem às condições degradantes.

Tiroteio
"Ao admitir o descontrole, o próprio ministro confirma as denúncias que chegaram à CPI e que o governo manobrou para abafar."


Do deputado GUSTAVO FRUET (PSDB-PR) sobre Tarso Genro, que se disse receoso de "falar a respeito de determinados assuntos no celular", pois o país vive uma "síndrome do grampo".

Contraponto

Superfaturamento

Em 1981, quando era governador de Pernambuco, Marco Maciel visitou São Bento do Una, acompanhado do Secretário de Transportes e outras autoridades, para inaugurar a rodovia que liga o município a Belo Jardim. No palanque, os políticos faziam discursos cada vez mais entusiasmados, até que o presidente da Câmara Municipal apresentou o verdadeiro milagre da multiplicação:
-De São Bento do Una a Belo Jardim são 21 quilômetros, e vice-versa. Obrigado, portanto, por estes 42 quilômetros.

Nenhum comentário: