terça-feira, maio 26, 2009

INFORME JB

A Câmara, do peão à cadeira elétrica

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 26/05/09

Deputados do PT PDT, PSB, PCdoB, em aliança com alguns do PTB e PV, vão cobrar do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), na quinta-feira, a votação em plenário de alguns projetos polêmicos reivindicados pelas centrais sindicais. Os principais são a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a inserção na pauta da PEC do Trabalho Escravo, que desapropria para fins de reforma agrária propriedades nas quais sejam flagrados trabalhadores em regime de escravidão. Há resistências sobre esta última pauta, e vem dos agropecuaristas. O líder do DEM, Ronaldo Caiado, por exemplo, em reunião recente, revelaram colegas testemunhas, disse que o Congresso poderia "aprovar até a cadeira elétrica e pena de morte", mas seria "crueldade condenar alguém a perder a propriedade".

Iron Lady The Third

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (foto), foi apresentada aos americanos ontem, com reportagem de destaque no The New York Times, como Iron Lady – a dama de ferro do governo do presidente Lula.

O jornal também cita o polêmico assunto suscitado aqui, por aliados de Lula, sobre um suposto terceiro mandato.

Conselhão

A Câmara dos Deputados quer fazer jus ao título de Casa do povo. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, tratou ontem com o presidente Michel Temer de apresentar projeto para a criação do Conselho de Cidadania.

Conselhão 2

É um esforço de aproximação do Parlamento com a sociedade. O grupo reuniria de 20 a 25 líderes de entidades civis, que poderão opinar sobre os trabalhos da Câmara, sugerir e criticar. E, óbvio, elogiar também.

Bom dia, chefe

Produtores oferecem na quinta um café da manhã orgânico para o presidente Lula, no CCBB. O maior entusiasta é o chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, adepto da dieta, dono de um sítio perto de Brasília de onde trará verduras.

ONGs do óleo

Muitas ONGs bancadas pela Petrobras estão preocupadas com a CPI. É o caso de uma, no Rio, ligada a um famoso petista, que recebe milhões de reais por ano.

Lula & Menezes

A coluna cita a tempo: o espetáculo Lula enfrenta o Mau, no Rio, será no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.

Frota-forte

Começou um movimento apartidário de bastidores, no Rio, que propõe a taxação do lucro das empresas de ônibus, que movimentam dinheiro à vista, sem rastreio da Receita. São verdadeiros carros-fortes sem inspeção do dinheiro, diz um veterano político.

Óleo & Bolsa

Por falar em Petrobras, muitos defendem a estatal. Lembram que a Receita não viu problemas sobre o ajuste contábil. E que as ações da empresa têm sido recomendadas por bancos internacionais.

O pacificador

O presidente Lula encontrou ontem à noite o governador petista Jaques Wagner, da Bahia, em Salvador. E dá carona hoje a Geddel Lima, ministro da Integração, para Brasília. Quer pacificar a dupla.

Disputa na OAB

O advogado Wadih Damous, presidente da OAB-Rio, sairá candidato à reeleição.

Pouso no Senado

A presidente da Anac, Solange Vieira, e especialistas discutem hoje, na CAE do Senado, projeto que reformula as regras de concorrência econômica.

Direito de todos

A Secretaria de Direitos Humanos lança hoje, no Itamaraty, o livro Brasil: direitos humanos - 2008: A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal.. Haverá lançamentos também no Rio e em São Paulo.

Crise & ciência

Acontece até quinta, na Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie Rio, a 7ª Jornada Científica, cujo tema é Crises globais: desafios, reflexões e mudanças.

Nenhum comentário: