quinta-feira, maio 14, 2009

INFORME JB

O CNJ, o Senado e o efeito manada

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 14/05/09

A aprovação em massa e rápida dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sempre feita pelo Senado, esbarrou numa rebelião contra o que foi considerado "efeito manada". Ontem, a CCJ do Senado adiou a sabatina de 14 nomes que vão compor o CNJ – todos, independentemente do bom currículo, foram aprovados em avaliações relâmpago, mas nas quais prevalecem as indicações políticas de cada grupo de parlamentares. O efeito do adiamento pode ser devastador para alguns. Como a coluna antecipou meses atrás, se for levada a sério a decisão de investigar a vida dos candidatos, como propõe Arthur Virgílio (PSDB-AM), aparecerão problemas, por exemplo, com um dos indicados da OAB. Ele viveria um claro conflito de interesses se fosse nomeado para o órgão de controle do Poder Judiciário. E é só um exemplo.

Medioli avança... ... e o bispo também

O ex-deputado federal Vittório Medioli, dono da Sempre Editora, que publica o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, adquiriu outro jornal, Hoje em Dia, da capital mineira, e o diário gaúcho Correio do Povo.

Os dois jornais vendidos eram de Edir Macedo, bispo-mor da Igreja Universal. Macedo investe pesado na criação de um grande portal de notícias para a Rede Record, e na própria TV.

Homem da cegonha

Medioli tentou comprar o Estado de S. Paulo. Ele é do ramo de transportes – com a maior transportadora de carros do país.

Assento vip

O STJ condenou a Gol a pagar indenização de R$ 2 mil a um passageiro do Rio Grande do Sul que foi obrigado a viajar dentro da cabine dos pilotos, no voo de duas horas, por causa de overbooking.

Outro lado

A empresa aérea disse que o atendente do check in tentou convencê-lo a viajar em outro voo, e o passageiro negou, alegando que perderia compromissos.

História sem fim

Em outro caso, no STJ, outra empresa, cujo nome não foi citado, foi condenada a pagar R$ 5 mil por causa de overbooking, por ter retirado do avião uma passageira de 15 anos, que teve de permanecer mais de um dia em Bruxelas.

Fuzil em casa

O Exército recuperou ontem mais um fuzil dos sete roubados do 6º Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava (SP). A arma foi encontrada no litoral paulista, em uma operação de busca.

Poços do mistério

Anda muito misteriosa essa proposta de CPI da Petrobras. Entre gabinetes, a oposição só queria ir em cima da estatal. Gim Argello (PTB-DF), que é da base, entrou no circuito e incluiu a Agência Nacional de Petróleo no esquema, a contragosto de Sérgio Guerra, presidente do PSDB.

No chão

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) vai propor audiência pública a fim de pressionar o governo, o TCU e as empreiteiras para solucionarem as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Vitória, que estão paradas.

No paredão

"Vamos expor quem tiver que ser exposto para essas obras serem retomadas", diz Casagrande.

Jogo aberto

Advogados do espólio do arquiteto Sérgio Bernardes – um dos mais notáveis na história do país – Clarissa Luz e Sydney L. Sanches entraram com pedido na Justiça do Rio para que seja anulado o resultado do Prêmio Estácio de Arquitetura Rio 2016, que recebeu projetos para um símbolo arquitetônico da candidatura do Rio aos Jogos.

Em xeque

Segundo os advogados, o projeto vencedor, Rio 360 graus – Ring of light, é reprodução ilícita de uma das obras de Bernardes, que morreu de acidente em 2002.

Case

Tradicionalmente procurado por empresas de saúde, o 35º Congresso Estadual de Recursos Humanos, de 3 e 5 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, atraiu este ano a Souza Cruz, interessada em divulgar seus cases de sustentabilidade, entre outras.

Nenhum comentário: