terça-feira, maio 12, 2009

INFORME JB

Tucanos investem tudo na CPI

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 12/05/09

O senador tucano Álvaro Dias (PR) (foto) desembarcou ontem em Brasília com três nomes de colegas na lista para completar as 27 assinaturas que permitam protocolar na Mesa do Senado a CPI da Petrobras. Os colegas de legenda Tasso Jereissati (CE) e Marisa Serrano (MS) vão endossar. Depois da retirada da assinatura de Almeida Lima (PMDB-SE), o PMDB não escapa de uma saia justa ao ver outro nome na lista, da turma dos independentes. "Já tenho conversado com o Geraldo Mesquita (AC)", disse Dias à coluna. O PSDB vai unido para cima do governo. Embora tenha mote de uma CPI política, Álvaro quer, se a comissão for aprovada, esmiuçar logo "os inquéritos das duas operações da PF envolvendo a estatal: Castelo de Areia e Águas Profundas".

Quase lá Outros casos

O PSDB está tão animado com a possível abertura da comissão que já não abre mão da relatoria. "É melhor a oposição ficar com a relatoria", diz Álvaro.

Entrarão no rol de investigações, claro, o festival de patrocínios da estatal na Bahia e o suposto esquema fraudulento de negociação para a distribuição de royalties no estado do Rio.

Mas...

Nem tudo é festa na oposição. Até agora, só barulho. PT e a ala governista do PMDB já lutam nos bastidores para derrubar a criação da CPI. E têm força para isso.

Galloti vai

Conforme adiantou ontem o Informe , o ministro Paulo Galloti, do Superior Tribunal de Justiça, vai pedir a aposentadoria. Por problemas de saúde.

Vaivém

Galloti é da vaga dos desembargadores no tribunal. Pelo menos três nomes do Rio Grande do Sul já pleiteiam o lugar.

Vigília

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) concentra toda a agenda, desde semana passada, para a vigília que começa amanhã, com apoio de artistas e intelectuais, em prol do projeto Amazônia para Sempre. Em Brasília.

Suplentes do ar

O Senado guardava a sete chaves documentos que o Ministério Público já conseguiu, por força de ordem judicial. Quem tem o balancete da Casa diz que a farra dos voos dos suplentes é astronomicamente maior que a dos titulares.

A Vila cresce

O Vila Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte, que reconstrói moradias e abre ruas, vai se expandir para a Região Metropolitana com programas similares, comemora o prefeito Marcio Lacerda.

E cresce

Em BH, já são R$ 300 milhões em financiamento na gestão atual. A Vila já cobre 27% da área carente da capital.

PAC do cacau

O governo da Bahia conseguiu no Banco do Nordeste aumentar o prazo de carência e pagamento dos empréstimos de produtores de cacau, dentro da renegociação das dívidas com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste Verde

PAC do cacau 2

Agora, o prazo é de até 20 anos para pagamento, com até oito de carência. Antes, era de até 12 anos, com quatro de carência.

Lupa

A Controladoria-Geral da União sorteia hoje mais 60 municípios que serão fiscalizados sobre a aplicação de recursos federais.

Data venia

O Ministério Público de Pernambuco estreou no Twitter.

Eu também

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), estreou um blog.

Au revoir

O presidente Lula vai passar um terço do mês fora. Fica 16 e 17 na Arábia Saudita; 18 a 20 na China e 21 a 23 na Turquia.

Abra os olhos

O presidente Lula deu a entender para Sérgio Cabral que não poderá segurar o PT do Rio.

Nenhum comentário: