segunda-feira, maio 11, 2009

INFORME JB

Duas togas em banho-maria

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 11/05/2009
 

Além da guerra de nervos entre ministros por conta das últimas notícias além-plenário, outras novas ganham os gabinetes do Supremo Tribunal Federal. Cresce nos corredores a notícia de que a recente renúncia ao Tribunal Superior Eleitoral é o prenúncio de uma saída de cena total de Eros Grau (foto). Tudo é ensaio, por ora. Frisa-se que, mês que vem, Grau completa cinco anos de STF e poderá aposentar-se sem qualquer restrição – adiantando, assim, a aposentadoria prevista para 2010. Se assim ocorrer, podem ser abertas duas vagas na Corte ainda este ano. No Superior Tribunal de Justiça, entrando na compulsória em março de 2010, o catarinense Paulo Galloti também cogita a próximos sair antes.

O amigo

Galloti é tido como amigo leal das horas difíceis, daí uma preocupação no STJ com uma eventual precoce aposentadoria sua. Galloti inclusive não abandonou o amigo ministro Paulo Medina, afastado por suspeita de corrupção.

Dança da toga

Nomes como Lênio Streck, Nancy Andrighi e Luiz Edson Fachin movimentam-se para tentar conquistar algumas das vagas para o STF que ainda se abrirão no governo Lula.

Bah, tchê

Em comum, os três têm o fato de serem sulistas, cuja representação praticamente desaparecerá no Supremo com a saída de Ellen Gracie e Eros Grau.

Reforma já

A Câmara dos Deputados quer apressar a reforma eleitoral, principalmente a respeito de doação de campanha, que tem limado candidaturas. Um exemplo: só o MP Eleitoral de Roraima acaba de impetrar 199 ações contra doadores ilegais na campanha de 2006.

Fogo amigo

O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), suspeita que tem sido alvo de fogo amigo dentro do partido. Tudo por conta de ele ser o favorito para substituir o ministro das Relações Institucionais, José Múcio (PTB), se ele voltar para a Câmara ou ser nomeado ministro do TCU.

Cupido

Quem anda de coração flechado pelo cupido é o futuro presidente do STJ, o ministro gaúcho Ari Pargendler.

Troco do bambolê

Lembram do bambolê que Dilma Rousseff ganhou de Henrique Eduardo Alves para ter mais jogo de cintura com o PMDB? Pois ela agora deu o troco, dizem aliados. Ao incluir Edison Lobão na jogada para levar Anthony Garotinho para um partido da base do governo. Mostrou que não é mais técnica. Virou política, como Lula queria.

Bananas!

Os moradores da cidade de Canindé, no sertão cearense, passam um sufoco com as enchentes, centenas deles desabrigados. Mas isso não impediu que o prefeito Cláudio Aguiar contratasse a banda Chiclete com Banana, por R$ 200 mil.

Foi mal

O PT do Rio Grande do Sul está em polvorosa. Tradicional rival do PMDB no estado, o partido se viu em saia justa com a declaração do presidente da legenda, Ricardo Berzoini, de que os partidos podem se unir ali. PT e PMDB, só Berzoini não sabe, são água e óleo nas corredeiras dos pampas.

Lula lá

A oposição nunca grita à toa quando o assunto é debate sobre suposto terceiro mandato do presidente Lula. Na viagem no trem do pantanal, na sexta, nos 30 km, a única música que se ouviu foi o jingle da campanha da reeleição do petista de 2006.

Quem leva?

O delegado da PF Protógenes Queiroz está dividido entre o PSOL e o PDT. Além de conversar com os socialistas, ele negocia também sua filiação ao PDT de São Paulo para sair candidato a deputado federal.

Nenhum comentário: