sexta-feira, maio 01, 2009

INFORME JB

Por ora, a paz no ninho tucano

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 01/05/09

Do jantar sigiloso de Aécio Neves com José Serra, no Palácio dos Mangabeiras, segunda-feira, em que o bater de asas foi acertado entre os tucanos, um grande do partido revelou o cardápio à coluna: os dois terão agenda conjunta pelos estados, nada de cada um ir para um lado. Houve um pacto de não agressão durante as prévias, que haverá entre dezembro próximo e fevereiro do ano que vem. Ambos trabalham com a estratégia de que o PSDB enfrentará mesmo a Dilma Rousseff (PT). E negociaram adotar "uma posição de extrema cautela" quanto aos holofotes sobre a doença da ministra. Não se tocou no assunto chapa puro-sangue para a campanha. E descobriram que, separados num embate interno, só atrapalham o partido – com fortes chances de retomar o poder.

Nem pensar Homem-sorriso

Aécio, depois do encontro, respondeu a um aliado que queria saber se ele aceitaria ser vice na chapa de Serra, o favorito nas pesquisas: "Essa hipótese não passa pela cabeça de jeito nenhum".

Um amigo viu Serra chegando a São Paulo tão animado quanto chegou a Belo Horizonte. Com amplo sorriso.

Um milhão

A cúpula do PSDB ainda vai decidir como serão as prévias, se por estado ou em evento de apenas um dia. Mas a prioridade, agora, é recadastrar os filiados. Fala-se em 1,1 milhão.

Galeria

No lobby do COB para convencer o COI a escolher o Rio como sede dos Jogos de 2016, valeu até incluir a presidente do comitê, a marroquina Nawal El Moutawakel, na galeria de estrelas internacionais, com foto, em corredor do Copacabana Palace.

Vale-xerox

A Imprensa Nacional contratou a Xerox para manutenção preventiva e fornecimento de peças para as máquinas IGEN3. Vai pagar... R$ 825.347,16.

Arquivo de fogo

Seguindo uma determinação do MP, o Conselho Nacional de Justiça decidiu: os tribunais brasileiros deverão editar normas sobre a guarda e o armazenamento das armas de fogo apreendidas em processos judiciais.

Arquivo de fogo 2

Os tribunais terão de providenciar, em 60 dias, o levantamento de todas as armas e munições sob custódia do Judiciário por prazo superior a um ano.

PT unido

O ex-senador Saturnino Braga (RJ) mandou mensagem para Dilma Rousseff solidarizando-se sobre o linfoma. Lembrou que já teve o mesmo tipo de câncer, há dois anos, e recuperou-se bem.

Merenda do bem

A Secretaria Estadual de Educação e a Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa vão controlar a venda em excesso de balas, doces, salgadinhos e alimentos gordurosos nas cantinas de escolas do Rio. Parceria entre a secretária Teresa Porto e a deputada Alice Tamborindeguy.

Alô, alô...

Sob a tutela da vereadora Aspásia Camargo, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, a Câmara do Rio vota em maio projeto de lei do Executivo que dá incentivos fiscais às empresas de call centers. O objetivo é gerar 100 mil empregos em cinco anos com a redução do ISS de 5% para 2%.

... alô?!

Em oito anos, o Rio perdeu 60 mil postos de emprego no setor de telesserviço. A prevalecer o cenário, a linha vai ficar muda para 8 mil funcionários este ano.

Etanol do Puccinelli

Em almoço na ADVB no Rio, o governador André Puccinelli prometeu transformar Mato Grosso do Sul no maior produtor nacional de etanol até 2015. O MS tem 14 usinas em operação e mais 11 em processo de instalação

País da cerveja

A AmBev instalou nas fábricas de Brasília e Goiânia um "contador de garrafas". A partir de maio, as unidades terão 100% da produção controlada pelo novo sistema. Vai expandir a tecnologia para as outras fábribas.

Nenhum comentário: