terça-feira, maio 12, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“A briga vai ser feia. Não me entrego. Não vou deixar barato”
DEPUTADO ‘QUE NÃO SE LIXA’, SÉRGIO MORAES (PTB-RS), QUE DEVE PERDER HOJE O CARGO DE RELATOR...

PMDB SE AFASTA DE ACORDO COM O PT PARA 2010
O presidente Lula recebeu ontem à noite uma notícia para ele preocupante: neste momento, segundo estimativas das principais lideranças do partido, cerca de 60% do PMDB não estão dispostos a formalizar aliança com o PT para 2010. Em todos os Estados PT e PMDB querem disputar os governos locais e reivindicam a marca de “candidato do Lula”. A confusão é grande do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
NOVIDADE
Lula desconhecia o problema. No fim de semana chegou a declarar que “estava próximo o acordo entre PT e PMDB para 2010”.
FERIDA FATAL 
O desentendimento PT-PMDB “fere de morte a candidatura de Dilma a presidente”, afirmou a esta coluna um experiente senador do PMDB.
NOSSOS MORTOS 
A gripe suína matou 50 em todo o mundo. Tanto quanto os 45 mortos nas enchentes no Nordeste. Sem contar os 180 mil desabrigados. 
CAMINHADA 
Após uma semana gripada, a ministra Dilma Rousseff retomou as caminhadas matinais. Parece bem disposta, apesar da quimioterapia.
LIVRO DIDÁTICO ENSINA PRECONCEITO AO NORDESTE
Parlamentares e educadores pernambucanos vão denunciar ao Ministério da Educação o “preconceito e os erros primários” do livro didático “Caatinga: a paisagem e o homem sertanejo” (Ed. Moderna), adotado no ensino fundamental. O litoral, dizem eles, “é vivo, alegre e gracioso” e não “seco, pobre, com solo pedregoso” como ensina o livro, que qualifica o sertanejo como “rude, indolente e tostado pelo sol”. 
SEM INTERMEDIÁRIOS 
Foragido após vários anos de cadeia por homicídio, o cirurgião Hosmany Ramos está em campanha, na internet, para suceder Lula em 2010.
PORTA ABERTA
O Eximbank, dos EUA, abriu uma linha de crédito de US$ 2 bilhões para a Petrobras, mas só para importar máquinas e equipamentos.
GESTAÇÃO
Impressionado com seu talento articulador, o presidente Lula quer fazer do senador Gim Agello (PTB-DF), líder do governo no Congresso. 
MARCHA DA VERGONHA
Se o tivéssemos o Ministério Público Federal de antigamente, o ministro Carlos “Holofotes” Minc (Meio Ambiente) não escaparia de processo com base nos artigos 286 e 287 do Código Penal, por apologia ao crime, ao participar da “marcha da maconha”, no Rio de Janeiro. 
EMBROMAÇÃO
A Sudene chegou a 3.740 funcionários, nos tempos áureos. Reaberta pelo presidente Lula, hoje tem apenas 150. Contratará mais 500, em duas etapas. Ações para desenvolver o Nordeste exigem mais que isso.
TRAGÉDIA HUMANA 
Afastado do Superior Tribunal de Justiça por suposto envolvimento na venda de sentenças, o ministro Paulo Medina levou um tombo em casa e fraturou o ombro, em janeiro. Agora, fragilizado, caiu de novo e quebrou o pulso. Agora ele corre o risco de perder o movimento do braço direito.
FIM DO ‘DESACATO’
Está na Comissão de Constituição e Justiça o projeto do deputado Edson Duarte (PV-BA) extinguindo o crime de “desacato” a funcionário público. “O cidadão deve ter o direito de criticar o governo sem ser punido”, diz.
CARA, O FILME
“Lula, o filho do Brasil”, filme de Luiz Carlos Barreto sobre a vida do presidente, estréia em 2 de janeiro em Caetés (PE), sua terra natal. O Cara vai com toda a parentalha, que hoje mora em São Bernardo (SP).
UMA BOA IDEIA
O aeroporto de Houston, Texas, Estado onde morreram duas pessoas com gripe suína – instalou nos três terminais dezenas de máquinas para higienizar mãos e cartazes alertando para a necessidade de prevenção.
CANDIDATO APÁTRIDA
Mesmo sem o governo Lula, que apoia o concorrente egípcio, o brasileiro Márcio Barbosa segue um dos favoritos na eleição para diretor-geral da Unesco, órgão da ONU para educação e cultura. Atual vice-diretor-geral, ele ganhou prestígio convencendo os Estados Unidos a voltar à Unesco.
MALHA AÉREA
O senador Mão Santa (PMDB-PI) defendia uma malha aérea regional, no Nordeste, onde não há voos entre algumas capitais. Lembrou empresas que ligavam a região, como a PTA. Ele mesmo deu o significado da sigla: “Paraense Transportes Aéreos, mais conhecida como Prepara Tua Alma”
TE CUIDA, LULA
A China, aonde Lula chega nos próximos dias, vai continuar impondo quarentena a visitantes da América Latina? 

PODER SEM PUDOR 
GALOS COMBATENTES?
Inconformada com a proibição das rinhas, a Sociedade Criadora de Galos Combatentes de Governador Valadares (MG) endereçou ofício ao presidente Jânio Quadros pedindo a revogação do decreto, destacando que briga de galos seria “esporte dos reis”. Jânio escreveu no alto do ofício:
– “Indeferido. Exatamente o que o governo deseja é que não haja galo combatente. 24.07.61 (a) J. Quadros”.

Nenhum comentário: