domingo, maio 24, 2009

BRASÍLIA - DF

Amarrado

Denise Rothenburg

CORREIO BRAZILIENSE - 24/05/09


O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, bateu o martelo com seu partido. Não será candidato a nada em 2010. Explica-se: o PR não quer abrir mão de um dos cargos que faz a alegria das construtoras. E, sabe como é, com a CPI da Petrobras e a boca de jacaré do PMDB atrás de novos postos, cada aliado segura com unhas e dentes aquilo que conquistou.

Solto

Já o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, deixa o cargo em dezembro. Se tudo seguir conforme o planejado, virá para Brasília, ajudar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a organizar a campanha com a turma do agronegócio, um segmento onde o PSDB tem muitas simpatias e votos.

Na reunião de Michel Temer com os congressistas nessa semana, o líder do PMN, Uldurico Pinto (BA), se aproximou da mesa dos peemedebistas e disse: "E aí? Vocês decidiram que são contra ou a favor do quarto mandato de Lula?". Foi uma risada geral, diante da brincadeirinha que considera o terceiro mandato pule de dez.

Contras... 

A oposição começa a olhar atravessado para a proposta em tramitação na Câmara, que aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com boas perspectivas de fazer o presidente da República em 2010, tucanos e democratas temem perder a chance de indicar juristas para a Suprema Corte, se o projeto for aprovado.

... e mais contras

Três ministros do STF completam 70 anos em 2012: Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto e Menezes Direito. Mas poderão postergar a aposentadoria para 2017, caso a proposta vingue no Congresso, portanto, depois de encerrado o mandato do próximo presidente da República. Três é o número de ministros que Fernando Henrique Cardoso nomeou para o Supremo. O presidente Lula, por sua vez, já alçou sete.

Ela vai escapar

A deputada Luciana Genro (PSol-RS) pode respirar tranquila. A Mesa Diretora da Câmara quer arquivar a representação contra ela feito pelo PSDB por causa das acusações feitas aos tucanos em plenário. Mas é bom os congressistascomeçarem a moderar a linguagem na hora de acusar algum colega de crime sem provas na tribuna. A idéia é impor algum limite num outro pedido em curso na Casa.

No cafezinho

Brasília-DF/ O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) explica as mudanças em curso para tentar emplacar a lista fechada na Câmara nesta semana e avisa que não há prazo para votar o terceiro mandato presidencial. Confira no www.correiobraziliense.com.br.

Unidos/ À frente dos protestos contra a instalação da CPI da Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) escolheu o Assentamento do Contestado (PR), dirigido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), para realizar sua plenária em 2 de junho. A parceria, segunda a FUP, "fortalece a classe dos petroleiros com os trabalhadores rurais, que sempre estiveram nas principais lutas da categoria". É sabe como é... Se a terra não der para plantar, dá para tentar furar um poço.

Hábito/ Assinado o acordo entre a CEB e a Cemig, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge recebe um telefonema de um amigo que vai direto ao assunto, dizendo que iriam trabalhar juntos, que o encontro entre José Roberto Arruda e Aécio Neves foi excelente e coisa e tal. Sem pestanejar, Jorge, ex-presidente da CEB, discorre sobre o tema com desenvoltura. Ao final, quando se despede, o ministro entrega o ouro: "Só tem um probleminha, não sou mais presidente da CEB". O interlocutor, meio sem jeito, responde: "Mas é meu amigo. E é isso que importa, e nem vou pedir para a minha secretária mudar o nome de presidente da CEB. Assim, sempre vou conversar com você!". O ministro deu risada. 

Nenhum comentário: