sexta-feira, maio 22, 2009

BRASÍLIA - DF

O discurso da oposição

 Denise Rothemburg

Correio Braziliense - 22/05/2009
 

Emparedados esta semana pelo governo com a versão de que a CPI da Petrobras foi pedida para facilitar uma futura privatização da estatal, os oposicionistas acreditam ter encontrado um antídoto para neutralizar um pouco o discurso governista perante a população. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) vai começar a bater, por exemplo, no preço da gasolina no Brasil, que não cai mesmo quando o valor do barril de petróleo despenca no mundo. Assim, o DEM espera criar manifestações pró-CPI com apelos ao bolso do brasileiro, uma espécie de contraponto à passeata anti-CPI dos petroleiros ontem no Rio de Janeiro. 

**
Em tempo: os oposicionistas pretendem ainda jogar luz sobre a medida provisória que tramita no Senado e permite à Eletrobras fechar contratos sem levar em conta os preceitos da Lei de Licitações, a 8.666/93, nos mesmos moldes do que vale hoje para a Petrobras. Há um sentimento geral de que, se mais uma exceção for aberta, daqui a pouco nenhuma empresa estatal vai querer seguir a legislação. E hoje, o Tribunal de Contas da União (TCU) julga irregular todo e qualquer contrato da Petrobras que não siga a Lei de Licitações.


As cartas de Aécio

Pré-candidato a presidente da República, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), continua firme no propósito de colecionar apoios dentro e fora do PSDB. De passagem por Brasília ontem, ele contabilizou o PP e o PTB, que já acenaram com a perspectiva de apoio, e agregou 30 deputados do PR. Aos poucos, vai conquistando peemedebistas. Se continuar nesse ritmo, avaliam alguns tucanos extra-Minas, fará um estrago na candidatura petista à Presidência da República. É tudo o que o PT não quer. 

Causa própria

Quem fez as contas não duvida. O maior beneficiado com a proposta do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de reduzir o prazo de filiação partidária para concorrer à eleição de 2010 é o próprio autor do projeto. Com deputados aliados espalhados em três partidos, Cunha pode deslocar o grupo para onde for melhor na hora em que o quadro eleitoral estiver mais claro. 

Remendo

PMDB, DEM, PCdoB, PT e PPS entregam terça-feira à Câmara uma proposta alternativa ao sistema de lista fechada. Apresentado como mais “digerível”, o projeto tem travas para evitar a chamada ditadura da cúpula partidária. A proposta é levar os filiados de cada legenda a uma eleição interna para escolher o lugar de cada candidato na lista. Há quem diga que, se aqueles que apoiam a lista fechada estão cedendo, é porque a aprovação não é favas contadas como se dizia há alguns dias. 

Briga antiga

Deputados da Frente Parlamentar da Saúde querem reacender a polêmica em torno da revalidação dos diplomas de médicos brasileiros formados no exterior. Uma portaria conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde, publicada na segunda-feira, estabelece como projeto piloto dessa portaria a realização de uma prova para reconhecimento da graduação daqueles que se formaram em Cuba. A frente acusa favorecimento. “Defendemos uma prova única, para todos os formados, não só aqueles que vieram de Cuba”, afirma o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). 

No cafezinho

 
 

Cinderela desencantada/ Sempre festejada pelos colegas de Senado, Patrícia Saboya (foto) tem afirmado que não disputará eleição em 2010. Ao comentar a decisão, justifica que falta apoio, legenda e dinheiro para tentar concorrer nas urnas. Afinal, a vida lá está difícil: o PMDB vem com o deputado Eunício Oliveira, com dinheiro e base política. Para completar, o tucano Tasso Jereissati deve concorrer à reeleição. 

Sujou/ Ao receber o governador Aécio Neves em seu gabinete, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) tinha em mãos um recorte do Correio de ontem, com a notícia sobre a discussão do terceiro mandato do presidente Lula em letras garrafais. No instante em que o senador abriu o jornal para dizer que era contra essa proposta, os fotógrafos dispararam os flashes. Aécio, na hora, emendou: “Deixa eu sair dessa foto. Nessa história de terceiro mandato, tô fora!” Sabe como é, Aécio e Simon do lado de uma notícia sobre terceiro mandato, até explicar que o contexto era outro, tipo assim… focinho de porco não é tomada, lá se vai uma candidatura. 

Parceiros/ Na liderança do DEM na Câmara, Aécio fez questão de citar o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, com um exemplo de administração moderna. Deixou no partido a impressão de que o toque de bola entre os dois está muito além do acordo entre a Cemig e a CEB firmado na quarta-feira. 

Nem ali/ O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) colocou no seu blog uma enquete para que os internautas votem em quem consideram o melhor presidente do Brasil, Lula ou Fernando Henrique Cardoso. Ontem, por volta das 20h, o placar era o seguinte: FHC, 41%. Lula, 59%.

Nenhum comentário: