quinta-feira, maio 14, 2009

BRASÍLIA - DF

Me dê motivo


Correio Braziliense - 14/05/2009
 

Parte do PMDB e do governo percebe segundas intenções nos últimos movimentos do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na semana passada, Jobim reclamou diretamente ao presidente Lula da anistia: disse que não poderia sair desmoralizado. Agora, foi a questão da Infraero e as demissões de apadrinhados do partido. Há quem diga que Jobim procura motivos para sair do governo e se aliar aos tucanos, uma vez que é um dos maiores amigos do governador de São Paulo, José Serra, com quem já até dividiu apartamento em Brasília. O próximo a começar a dar um certo trabalho ao governo, na avaliação de aliados, será o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. 

***
O presidente Lula, no entanto, não pretende dar o menor motivo para que ambos se afastem do governo. Tanto é que apoiou Jobim em todas as solicitações e sempre que pode prestigia Geddel. Até o momento, só quem engoliu a corda de Jobim foi o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que partiu para o contra-ataque depois que teve o irmão demitido da Infraero. Tem gente no PMDB que vai dizer ao líder que dê um tempo nas críticas ao ministro. Quem quiser deixar o governo para se aliar ao PSDB, avaliam os governistas, terá que dizer isso abertamente. Sem subterfúgios ou desculpas.


Queixa

É bom os deputados pensarem duas vezes antes de se estressar com policiais nos aeroportos. A Polícia Federal registrou uma ocorrência na delegacia do Aeroporto de Brasília contra o deputado Paes Landim (PTB-PI). Ele é acusado de destratar vários funcionários da PF, quando embarcava para seu estado há alguns dias. O caso seguirá agora para a Procuradoria-Geral da República. 

S.O.S. animais 

Se cachorro, galo e outros bichos pudessem fazer lobby estariam em peso no Congresso. O novo código de defesa dos animais aprovado na Câmara troca a punição criminal da lei atual por contravenção no caso de maus-tratos aos animais. Quem for pego numa briga de galo, por exemplo, basta prestar um serviço social e pronto. Não há mais o risco de três anos de reclusão. O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) tenta um recurso para derrubar a mudança em plenário, mas o comando ruralista mandou seu pessoal trabalhar contra o pedido do tucano. 

Se liguem! 

O presidente Lula avisou aos membros do Conselho Político que o governo será forçado a voltar atrás no aumento do salário mínimo caso a base aliada permita a derrubada do veto à proposta que vincula o reajuste aos aposentados pela Previdência ao aplicado no salário mínimo. O tema volta à pauta do Congresso em 26 de maio. 

 A oposição está sem norte, sem rumo e sem discurso. Vai querer repetir a prática de sempre para desgastar o governo 

Do presidente Lula, referindo-se ao pedido da CPI da Petrobras, protocolado ontem


No cafezinho...

 
 

Maré baixa 
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, está mesmo numa fase difícil. Dia desses, ele levou uma bronca do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto). Tudo porque, quando do cancelamento da viagem do presidente Lula ao Campo de Tupi, ninguém na empresa avisou ao ministro da mudança de planos. Lobão foi direto com Gabrielli: “Estou começando a ficar irritado com essa história de a empresa não dar satisfações ao ministro”, comentou Lobão, já se levantando e saindo de uma sala onde estavam várias pessoas. Só voltou 10 minutos depois. Gabrielli ficou todo sem jeito. 

Deu tilt 
Era tanto funcionário tentando marcar suas horas extras na segunda-feira que deu pane no sistema logo no primeiro dia de funcionamento do novo método de marcação de ponto. Como o computador só aceita o registro da hora extra depois das 20h30, foi uma correria. Como muitos não conseguiram, todos vão receber as horas a mais computadas no dia. 

Meu fenômeno 
Mais sério que de costume nos encontros do Conselho Político, o presidente Lula fez apenas uma brincadeira com os líderes aliados. Falou, é claro, de futebol. Lula pediu aos presentes que acompanhassem o desempenho do atacante Ronaldo — com quem estivera um dia antes — na partida do Corinthians contra o Fluminense ontem. 

Entrada & saída 
O ministro Mangabeira Unger janta com a bancada do PMDB na semana que vem. Ele está a um passo de assinar a ficha de filiação ao partido. Enquanto isso, o senador Mão Santa (PMDB-PI) procura a porta de saída. Ele viu a maioria do PMDB piauiense ingressar no governo de Wellington Dias (PT). Está difícil ficar. 

Nenhum comentário: