terça-feira, maio 05, 2009

ARI CUNHA

Rede Sarah inovando


Correio Braziliense - 05/05/2009
 

Foi marcante a presença de Anne-lise Christeensen, da Dinamarca, representando a comunidade científica internacional. Veio para presenciar a inauguração de uma instituição que passa a projetar o Rio de janeiro como centro internacional em neurociência e neuroreabilitação. No século 20 — disse — foi “meu privilégio conviver com notáveis cientistas, como Alexandre Romanovich Luria, de Moscou. Trata-se do criador dos fundamentos da neuropsicologia e uma abordagem diagnóstica que eu ajudei a disseminar, e que cada vez mais projeta luz nos mistérios do cérebro e da mente humana”. O final do seu discurso foi nestes termos: “Senhor presidente, suas excelências, é com orgulho que eu declaro que a cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, com a inauguração do Sarah, se torna, a partir de hoje, um dos grandes centros de neurociência no mundo.” Com a inauguração do novo hospital do Sarah, a doutora Lúcia Villadino Braga assumiu a presidência da Rede Sarah de Hospitais. A solenidade contou com a presença do presidente Lula da Silva e do ministro José Gomes Temporão, da Saúde. O Sarah se destaca na universalidade de sua visão de saúde para o Brasil. Nasce nova esperança para o futuro científico do nosso país.


A frase que foi pronunciada

“Trabalhar para que cada pessoa seja tratada com base no seu potencial e não nas suas dificuldades.”
Dr. Aloysio Campos da Paz Jr., presidente do Conselho de Administração da Associação Pioneiras Sociais.


Especulação 
Imóveis em Brasília estão com preços acima das possibilidades. Mesmo sendo terras do governo, as construções estão caras e deficientes. O governo e os poderes suportam, já que o dinheiro provém do erário. Mas o trabalhador enfrenta condições de impossibilidade na aquisição. 

Índios 
Novamente Brasília será ocupada pelos índios. É para “fazer um balanço das ações do projeto para o estatuto dos povos indígenas”, que está no Congresso. A concentração leva assinatura de cerca de 20 instituições que defendem os indígenas. Parece não ser pacífica a disposição dos silvícolas que se reúnem em blocos para reivindicações. 

Gripe 
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entende que a chegada do vírus da gripe suína no país é inevitável. “O Ministério tem plano preparado e em uso. “A população deve ter tranquilidade e confiar nas autoridades sanitárias.” Temos, disse o ministro Temporão, medicamentos necessários para atender a 9 milhões de pessoas, se necessário. 

Doença 
A ministra Dilma Roussef rompe tradição de que autoridade não deve adoecer. O levantamento realizado domingo neste jornal por Ana Dubeux tem fundamentos científicos e humanos que tocam nos corações com ternura. Abre janela de esperança que o povo espera com carinho e atenção. 

Política 
Certo dia o presidente Juscelino Kubitschek foi vitima de infarto. Recolheu-se em uma fazenda de amigo, dando ritmo de descanso. Despachava de lá, e só chegou ao conhecimento do povo quando restabelecido. Levava vida moderada para recuperar a saúde. 

Figura 
Atico Alves de Souza trabalhava no Cá Doro, na Rua Basílio da Gama, no ano de 1950. Ali desenvolveu sua condição de garçom, até chegar aos píncaros da gloria, dessa vez no Hotel Fazano. É destaque na profissão, sem galanteios e curvaturas. Profissional límpido, é atração da casa onde trabalha em S. Paulo. 

Ceará 
Certa vez motoristas da Praça do Ferreira deram vaia no sol. Passaram-se dias sem aparecer. Foi nessa hora que virou galhofa, ainda hoje considerada pelo Ceará moleque. Chove muito em Fortaleza. No interior há estrada destruídas e cidades sem acesso. Inundações e açudes arrombando. No Jaguaribe, 350 famílias estão desabrigadas.

História de Brasília

Doutor Israel termina o governo e a praça dos Três Poderes não é iluminada. Não estava pronta, a iluminação? O que foi que houve, para terminar como está?(Publicado em 29/1/1961)

Nenhum comentário: