sexta-feira, maio 08, 2009

ANCELMO GÓIS

Retrato do senado

O GLOBO - 08/05/09

A FGV entregou, ontem, a José Sarney uma primeira versão de seu relatório sobre o Senado. Os técnicos descobriram que a Casa tem quase 40 diretorias, menos que as 181 contabilizadas pela própria direção do Senado. De todo modo, bem mais que o necessário.

A RECEITA... 
A proposta da FGV é reduzir a estrutura a um quarto da atual. O relatório propõe a permanência de dez diretorias e lança um desafio ao comando da Casa: extinguir mastodontes como Prodasen (informática), Cegraf (gráfica do Senado) e Universidade do Legislativo (Unilegis).
QUESTÃO FILOSÓFICA
Uma aluna de biologia da UFRJ obteve na 11ª Vara Federal do Rio dispensa de frequência das aulas práticas com uso de animais para experiências. O advogado da moça, Daniel Lourenço, alegou “questões filosóficas”.
CINE BRASIL 
A Globo Filmes escolheu os longas que vai levar ao Festival de Cannes, este mês, para vender o peixe do nosso cinema a exibidores internacionais. Levará Tempos de Paz, As Vidas de Chico Xavier (ambos de Daniel Filho) e O Escaravelho do Diabo (Carlo Milani). 
SALIÊNCIA OFICIAL
O juiz federal Wesley Collyer, de São Miguel do Oeste, SC, condenou um policial rodoviário federal a pagar multa de R$ 5 mil.
O policial foi acusado pelo Ministério Público de usar uma viatura para ir a... uma casa de saliência em horário de serviço.
FICOU COM RENAN
Segunda, o corintiano Lula queria porque queria entregar pessoalmente a Ronaldo o título de melhor jogador do Campeonato Paulista.
Mas, ficou preso em Brasília, na reunião com o PMDB sobre a MP 449, que renegocia dívidas com a União. O partido, como é de sua natureza, queria sangrar ainda mais os cofres públicos.
PARABÉNS PRA VOCÊ
O presidente de honra da Fifa, João Havelange, que faz 93 anos hoje, dizia ontem a amigos que ainda quer acompanhar duas Copas do Mundo, a da África do Sul e a do Brasil.
Em 2014, Havelange terá 98 anos e pretende comemorar no Rio os 40 anos de sua histórica vitória à presidência da Fifa.
FOGO NA TELA
Sylvio Back, o cineasta, prepara um “docudrama”, como define, “mistura de documentário e ficção”, sobre o seu... Botafogo. A ideia, diz, é ir na “na contramão do baixo astral”. O nome do longa será Tem Coisas que Só Acontecem com o Botafogo, velho bordão da torcida.
SEGUNDO TEMPO... 
Por falar em Botafogo e em cineasta, sabe aquela nota sobre o botafoguense Jair Bolsonaro que, ao ver três passageiros com camisa do Flamengo num voo, brincou: “Estou com medo de sequestrarem o avião”?
João Moreira Salles, boa gente, pondera: “Não julgue os botafoguenses pelo Bolsonaro. Seria como julgar os flamenguistas pelo Médici”. João tem razão.
JORGE, O BRASILEIRO 
O médico Jorge Alberto Costa e Silva, ex-diretor da OMS, referência em neurociência no mundo, tomou posse esta semana na Foundation Brain and Creativity Institute, em Nova York. São só dez pessoas no comando da fundação, que atua em pesquisas sobre o cérebro. Jorge Alberto é o único latino. 
NOVA FROTA
O Superior Tribunal Militar, em Brasília, abriu processo de licitação para a compra de novos carros oficiais para os 15 ministros da Corte. O tribunal pretende gastar cerca de R$ 90 mil com cada automóvel.

Nenhum comentário: