sábado, abril 18, 2009

VILLAS-BÔAS CORRÊA

Lula expõe demais a candidata Dilma


COISAS DA POLÍTICA

JORNAL DO BRASIL - 18/04/09

Se o presidente Lula não controla a eloquência nos seus improvisos para qualquer auditório, muito menos o faz em entrevista a uma emissora de rádio e na informalidade de uma conversa com o radialista que não o importuna com perguntas indiscretas.

Mas o presidente foi além dos limites da conveniência na entrevista ao radialista Antônio Carlos, da Rádio Globo, e que teve os trechos principais reproduzidos em O Globo, na 5ª página da edição de quinta-feira, dia 16.

Se as perguntas não foram reproduzidas, ficamos com as respostas. E nunca o presidente foi tão claro, direto e categórico, a ponto de desafiar os riscos que rondam todos os candidatos em eleições diretas.

Entre aspas: "Fazer a minha sucessão é uma tarefa gigantesca. Todo mundo sabe que tenho intenção de fazer com que a companheira Dilma seja a candidata do PT e dos partidos. Agora, se ela vai ganhar, é uma tarefa que vai depender do trabalho de cada brasileiro e de cada brasileira". Antes de chegar à candidatura da ministra Dilma, Lula traçou o panorama do país após os seis anos e quatro meses de seus dois mandatos: "Posso dizer que o Brasil é o país que está mais sólido no mundo. Nós temos um sistema financeiro sólido, fizemos a política anticíclica que alguns não conseguiram fazer ainda, temos bilhões de reais, são quase U$ 300 bilhões de investimento do PAC. Agora, temos um programa de 1 milhão de casas".

Ora, sem o ranço da maledicência, mas no estrito dever de veterano repórter político, a temporada interminável de escândalos que começou com o do mensalão e, em destaque com o caixa 2 para a arrecadação de recursos ilícitos para o financiamento de campanha, chegou ao pico com a série infindável de denúncias que arrastam o Congresso e salpicam nos demais poderes. Não é preciso remexer na pasta dos recortes para ressuscitar venerandas trampas. Pois, agora mesmo, os desvios das cotas das passagens aéreas da caixa sem fundo das mordomias parlamentares, para financiar viagens ao exterior ou para a folia do Carnaval de um grupo ruidoso de foliões convidados pelo deputado Fábio Faria (PMN-RN) e pela sua então companheira da vez, a animadora Adriana Galisteu, é apenas mais um de uma sequência de desatinos. Ministros de Estado arranharam a compostura do cargo ao utilizar os créditos bloqueados quando se licenciaram para assumir os cargos no Executivo.

A mais serena objetividade impõe a advertência para os riscos que cercam a campanha do próximo ano para as eleições majoritárias do presidente e vice-presidente e dos governadores.

E, se o clima é de véspera de turbulência, não se deve esperar uma disciplina de quartel ou de alunos de escola primária de campanha com a carga de queixas, mágoas, ódios reprimidos e com a oposição sonhando com uma reviravolta nas pesquisas que confirmam os mais de 60% da popularidade do presidente Lula.

Mas o candidato não é o presidente. E a candidata, na medida em que cresça na campanha e dispare para o favoritismo, será o alvo da artilharia oposicionista. Não adianta reclamar. É do jogo, aqui e em toda a parte. E a ministra está no limite da imprudência quando insiste em misturar os alhos de candidata com os bugalhos de responsável, administradora, gerente das obras bilionárias do PAC, inclusive a construção de 1 milhão de casas populares com a candidata ao abrir a lista para os doadores de recursos para a campanha.

A transparência e o cuidado que chegue aos centavos não serão suficientes para calar as denúncias, as suspeitas, a maledicência que inundará a campanha. A praga da reeleição criou o vício dos mandatos de oito anos. Não há candidato a mandato majoritário no Executivo – presidente, governador, prefeito – que não sonhe com a dobradinha dos oito anos.

E com os cuidados dos mais atentos, a suspeita justificada ou a infâmia da trampa para incendiar o escândalo é uma rotina das campanhas por todo o Brasil. E jamais um candidato arriscou tanto quanto a ministra Dilma e o seu padrinho político. São milhares de obras por todo o território nacional, despejando milhões de documentos, prestações de conta em cima de um governo desconjuntado pela substituição de titulares candidatos pela improvisação de especialistas de gabinete.

Com fogo não se brinca.

Nenhum comentário: