sábado, abril 18, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote


Fábio Portela

Moraes 2012

Valéria Gonçalvez/AE


Os tucanos da cidade de São Paulo andam ressabiados com o prefeito Gilberto Kassab, do DEM. Muitos enfrentaram seu próprio partido no ano passado para defender a candidatura de Kassab. Em troca, esperavam contar com o apoio do prefeito nas próximas eleições municipais, em 2012. Mas cresce no ninho tucano a convicção de que Kassab pretende lançar Alexandre de Moraes, de seu próprio partido, à sua sucessão. Moraes acumula quatro dos cargos mais importantes da prefeitura: as secretarias de Transportes e de Serviços e as presidências da SPTrans e da CET, autarquias que cuidam do transporte urbano e do trânsito da cidade. É uma concentração de poder incomum para quem não está sendo preparado para voos mais altos. Oficialmente, Kassab nega a articulação.

 

Além dos canivetes

Arquivo pessoal


A Victorinox é a mais tradicional marca de canivetes suíços. Há dez anos, produz também maletas de viagem, mochilas e bolsas. No ano passado, foram vendidos 2 milhões de unidades, principalmente na Europa. Agora, a divisão de bolsas da Victorinox mira o mercado brasileiro. Seus produtos começaram a ser distribuídos no país timidamente no início do ano, mas sumiram das prateleiras da Daslu e da rede VR, as lojas que os ofereciam. O sucesso animou a gerente da marca no Brasil, Maria Eugênia Mori, a planejar a conquista de 100 pontos de venda até o fim do ano e de 200 até o fim de 2010. A matriz já deu seu aval.

 

Pesquisa conveniente

Rodrigues Pozzebom/ABR


Há três semanas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), presidido por Marcio Pochmann,divulgou um estudo no qual dizia que o estado brasileiro não é inchado e defendia a contratação de mais servidores públicos. Em casa de ferreiro, espeto de ferro. O Ipea acaba de realizar o maior concurso de sua história, para contratar oitenta funcionários. As vagas começaram a ser preenchidas na semana passada.

 

Levando fumo

Divulgação


A indústria de charutos no Brasil, baseada na Bahia, está prestes a pedir a extrema-unção. Desde fevereiro, as exportações caíram 46% devido à crise global. E, no mercado interno, os produtores não conseguem competir com os similares cubanos. Motivo: os charutos da ilha de Fidel não pagam imposto de importação. Enquanto isso, os brasileiros são taxados com 30% de IPI. O presidente do Sindifumo, José Henrique Barreto, faz campanha em Brasília para reduzir pela metade o imposto e ainda tenta negociar um desconto no ICMS com o governo baiano. Sem isso, Barreto avalia que a indústria do fumo negro vai virar fumaça até o fim do ano.

 

No meio do caminho...

Celso Junior/AE


A ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, sabe que precisa ter o PT e o PMDB aliados no maior número possível de estados em 2010, mas está difícil. Em Minas Gerais, o segundo estado mais populoso do país, há uma pedra que parece intransponível. O PMDB não abrirá mão de lançar o ministro Hélio Costa para governador. O PT tem como postulantes ao cargo o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. A ideia de Dilma era embarrigar os dois na coligação de Costa, um como candidato a vice e o outro como candidato ao Senado. Mas o PMDB mineiro fechou questão: oferecerá apenas uma vaga na chapa aos petistas.

O funcionalismo paga o verde

Tony Avelar/AP


O estado americano da Califórnia é um exemplo de boas práticas ambientais. Os programas de preservação criados pelo governador Arnold Schwarzenegger viraram referência mundial. Políticos de vários países – entre eles os governadores brasileiros Blairo Maggi, de Mato Grosso, e Eduardo Braga, do Amazonas – já ouviram conselhos de Schwarzenegger. A crise econômica, porém, estava secando o verde e o governador chegou a mandar fechar 48 parques estaduais californianos. A reação contrária foi tão grande que o ex-ator radicalizou e decidiu manter os programas financiando-os com parte do salário (dois dias de trabalho por mês) de cada servidor do estado. Será que isso também vai virar referência mundial?

Nenhum comentário: