sábado, abril 04, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote


Fábio Portela

 

Palocci verde?

Andre Dusek/AE


Para voltar à ribalta, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, do PT, depende do Supremo Tribunal Federal. Ele precisa que a corte o livre do processo em que é acusado de violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, em 2006. No fim do ano passado, Palocci recebeu indicações de que os ministros estariam inclinados a favorecê-lo. Animado, decidiu reativar seus contatos internacionais e elegeu uma nova bandeira para defender: a ecologia. Na semana passada, ele participou de um seminário que reuniu políticos de vinte países em Washington. Foram tratados dois temas nos quais pretende se especializar: aquecimento global e energia limpa.

 

Cordeiros resfriados

Divulgação


O consumo de carne de cordeiro disparou no Brasil nos últimos anos, tornando esse mercado apetitoso para os frigoríficos. O empresário Marcos Molina, dono do Marfrig, inaugura neste mês o primeiro abatedouro do país especializado em ovinos. A unidade, que consumiu 20 milhões de reais em investimentos, fica na cidade de Promissão, em São Paulo, e tem capacidade para realizar 1 000 abates por dia. Neste primeiro ano, sua produção deverá chegar a 500 toneladas. Molina planeja ganhar espaço em supermercados e churrascarias oferecendo doze cortes diferentes de carne de cordeiro resfriada. Hoje, a maior parte do mercado é ocupada por carne congelada.

 

Usadas, não

Wilson Dias/ABR


Para dar uma mãozinha à indústria em tempos de crise, o governo começou a discutir a redução da alíquota de importação de máquinas de 14% para 2%. Além disso, quer facilitar a compra de máquinas usadas de outros países. A medida está causando uma convulsão. Os sindicatos alegam que a iniciativa ajudará algumas empresas, mas destruirá outras, exatamente as que produzem máquinas. A Abimaq, associação patronal do setor, calcula que 50 000 vagas poderão ser fechadas. Na última segunda-feira, os metalúrgicos de São Paulo avisaram ao ministro Miguel Jorge, doDesenvolvimento, que irão a Brasília acampar na Esplanada caso a ideia vá adiante. Na semana que vem, Jorge ouvirá a Fiesp sobre o projeto.

 

Acelera, Wagner!

José Cruz/AE


O governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, de 58 anos, encontrou um novo passatempo. Nas horas vagas, ele se diverte apostando corridas em um autorama. O brinquedo foi um presente de sua amiga Mônica Millet, neta de Mãe Menininha do Gantois. A pista do governador, com seus dois carrinhos elétricos, está montada em um canto da sala de estar do Palácio de Ondina, a residência oficial dos mandatários baianos.

 

De olhos bem abertos

Edu Lopes


O empresário Marcos Amaro, de 24 anos, herdou do pai, o comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, o tino para os negócios. Mas, apesar de pilotar desde os 15 anos e de ter o brevê desde os 18, seu ramo não é o da aviação. Marcos vendeu as ações da TAM que herdou e usou o dinheiro para comprar a rede de óticas Carol, que hoje conta com 250 unidades e projeta um faturamento de 220 milhões de reais em 2009. Seu plano de voo inclui a abertura de 100 novas lojas até o fim do ano que vem. Mesmo atuando em um segmento diferente, Marcos gosta de adaptar ideias do pai para incrementar as vendas. Ele já copiou o "Fale com o Presidente", da TAM, que virou o "Fale com a Carol". Agora, prepara uma versão do programa de milhagens da companhia aérea para suas óticas, a fim de tornar a clientela mais fiel.

Nenhum comentário: