sexta-feira, abril 17, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Prévias em 2010

Ilimar Franco
O Globo - 17/04/2009
 

O comando do PSDB bateu o martelo. Vai realizar as prévias para escolher o candidato do partido à Presidência da República, como quer o governador Aécio Neves (MG). Mas a consulta será feita em fevereiro ou março do ano que vem, como quer o governador José Serra (SP). Na próxima semana, a Executiva vai analisar as propostas de formato e decidir quais os tucanos que poderão votar.

O socorro para os estados será diferente

O governo Lula não pretende dar aos estados o mesmo tratamento que deu aos municípios. Estes receberam auxílio financeiro direto e não vão precisar devolver recursos à União. O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) explica que o pacote para os estados prevê “a antecipação de receitas, a concessão de empréstimos e a diminuição da contrapartida nas obras do PAC”. Quanto à questão das dívidas dos municípios com o INSS, alvo de cobranças do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, Bernardo adverte: “Calote não; o que podemos fazer é aprovar no Congresso um parcelamento do débito”.

Um plebiscito atende mais ao interesse da oposição que ao do governo” — Eduardo Campos, governador de Pernambuco (PSB), ao defender que sejam lançadas duas candidaturas governistas à Presidência

RESISTÊNCIA. Os líderes dos partidos na Câmara e no Senado fecharam um acordo secreto. Eles não vão colocar em votação as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) dos Vereadores e dos Delegados. O governo federal e os governadores dos estados não querem nem ouvir falar dessas PECs. Aprovadas, elas representariam um rombo nas finanças públicas. Na foto, vereadores cercam o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Menos impostos

O empresário Jorge Gerdau, da Ação Empresarial, acertou com o presidente da Comissão da Crise, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que em maio apresentará proposta de desoneração tributária de exportações, investimentos e folha salarial.

A volta

Foi criada na internet, pelo deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), apágina www.voltagaroti-nho.com.br. Anthony Garotinho quer anunciar sua candidatura ao governo em setembro. Até lá, busca apoio no interior do Rio.

O que mais afeta os brasileiros

Levantamento prévio da campanha Brasil Ponto a Ponto, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostra que a educação é o tema que mais afeta a vida dos brasileiros. Foram ouvidas até agora 360 mil pessoas. Um quinto das respostas foi analisado, e a educação corresponde a 20%. O resultado será usado para a escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil.

O cochilo da oposição no Senado

O diretor da ANP Victor Martins enviou ofício à Comissão de Infraestrutura do Senado oferecendo-se para dar explicações sobre as denúncias de fraude na distribuição de royalties do petróleo para os municípios.

O documento foi lido ontem pelo presidente da comissão, Fernando Collor (PTB-AL), e os oposicionistas presentes não se manifestaram.

O ofício foi engavetado por falta de apoio.

Victor vai falar na Comissão de Minas e Energia da Câmara, na próxima semana.

O PARECER do advogado José Afonso da Silva, adotado pela OAB, diz que, se o STF aprovar a extradição do italiano Cesare Battisti, o Executivo não é obrigado a fazê-lo por já ter concedido refúgio.

O PRESIDENTE do PTB, Roberto Jefferson, se refere a uma chapa presidencial Dilma Rousseff-Sérgio Cabral como uma “dupla para subir no pódio”.

O PETISTA Chico D´ Angelo (RJ) critica a mudança na direção do Hospital Ipanema: “É lamentável a volta do critério não técnico na nomeação dos diretores dos hospitais federais no Rio”.

Nenhum comentário: