sábado, abril 18, 2009

PAINEL

Lista de espera


RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/04/09

A revelação em série de casos de parlamentares que usaram sua cota de passagens aéreas para viajar a turismo com familiares e amigos ameaça jogar luz sobre um rumor antigo nos corredores da Câmara: o de que alguns deputados venderiam seus bilhetes e a milhagem nos guichês de agências de turismo. A prática seria comum entre representantes do Centro-Oeste, que costumam ir e voltar de suas bases de carro. 
O elo perdido é a lista de quem ‘adquiriu’ essas passagens nas agências, confrontada com o gabinete de onde elas saíram. Um caso chegou a ser alvo de inquérito da Polícia Federal, entregue ao Supremo em 2008 por envolver o deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO). Está nas mãos do ministro Cezar Peluso.

Outro lado - Marcelo Barbosa, gestor ambiental da Dersa, nega ter atribuído ‘à natureza’ mortes de animais ocorridas durante obras do trecho sul do Rodoanel.

Férias - Outra preocupação nos bastidores Câmara é o período em que os bilhetes foram emitidos, já que durante o recesso o parlamentar não teria que ir a Brasília.

Ângulo - Enquanto Roseana Sarney (PMDB) tomava posse na Assembleia, o site oficial do governo do Maranhão anunciava: ‘O governador Jackson Lago (PDT) assinou convênios para construção de hospital de urgência e realização de obras de saneamento básico e asfaltamento’. Continua: ‘Ele foi recepcionado por uma calorosa manifestação popular, portando faixas de apoio, foguetório e banda’.

Arraial - Uma empresa pernambucana, de nome A-SIM Consultoria e Marketing, recebeu recursos da Petrobras para pilotar em 2008 os dois principais festejos de São João do Nordeste: em Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). A empresa também tem contratos com a Eletrobras para tocar projetos culturais de ‘incentivo a artes cênicas’.

Torneira fechada - Sem alarde, o ministro do Tribunal de Contas da União Valmir Campelo, cujo filho é representante da Fiesp em Brasília e aparece nas investigações da Operação Castelo de Areia, determinou que a Petrobras suspenda pagamentos de serviços na Refinaria Abreu e Lima, obra tocada pela Camargo Corrêa e citada pela PF por indício de sobrepreço.

Ovos de ouro - José Roberto Arruda (DEM) aponta ‘descaso total’ do BB como uma das razões para o naufrágio da compra do Banco Regional de Brasília. Além disso, o governador alega que, no processo de saneamento interno para a venda, a instituição saltou de um lucro médio anual de R$ 10 milhões para R$ 120 milhões em 2008.

Tema quente - Dirigentes da Força e da CUT aproveitaram reunião com Guido Mantega sobre a redução do IPI, ontem, para tratar de possíveis mudanças na remuneração da poupança. O ministro da Fazenda se comprometeu a conversar com as centrais quando o governo decidir o que fazer com a caderneta.

Secretário - No encontro que teve com líderes sindicais no início da semana, Lula fez questão de ler ele mesmo a ata da reunião anterior com o mesmo grupo. O presidente disse que doravante fará sempre assim, para apurar o que efetivamente saiu do papel.

Pai da matéria - Em entrevista que o jornal argentino ‘La Nación’ publica amanhã, Lula afirma que as pesquisas ‘são como exame de pressão’. O importante, segundo ele, é se manter numa boa média. ‘Se o seu resultado é alto demais, ou baixo demais, você está morto.’

Plataforma - A Força Sindical bem que tentou fazer de Dilma Rousseff a estrela de seu 1º de Maio em São Paulo. Mas a ministra da Casa Civil teve de declinar. Estará com Lula no grande evento para marcar o início das operações do campo de petróleo de Tupi.

Tiroteio

Para abrir loja ou posto de gasolina é preciso obter licença ambiental, mas se o governo quiser derrubar a Floresta Amazônica para duplicar a BR-319, não precisará mais. 
Do deputado LUIZ CARREIRA (DEM-BA), criticando a aprovação pela Câmara do texto que afrouxa a legislação para permitir obras em rodovias sem licenciamento ambiental prévio.

Contraponto

Decreto-lei

Deputados do PT se reuniram no gabinete da liderança da bancada, na terça-feira, para decidir quantos e quais petistas participariam, horas mais tarde, de encontro com a ministra e pré-candidata Dilma Rousseff. Diante da demanda, o líder Cândido Vaccarezza (SP) propôs sorteio. 
-Acho melhor escolhermos um deputado por região. Sorteio parece ingênuo, coisa lá do colégio Sagrado Coração de Maria-, opinou Nilson Mourão (AC). 
O colega Luiz Couto (PB), que é padre, manifestou pronta e enfaticamente sua discordância: 
-Alto lá! Se fosse no colégio Sagrado Coração de Maria, a madre superiora decidiria e ponto final!

Nenhum comentário: