sexta-feira, abril 17, 2009

PAINEL

Escorregou

RENATA LO PRETE
Folha de S. Paulo - 17/04/2009
 

O cuidadoso Daniel Dantas caiu em pelo menos uma contradição em seu depoimento à CPI dos Grampos. Contrariando a estratégia de se dissociar totalmente de Hugo Chicaroni, flagrado em tentativa de suborno de um delegado da PF, o banqueiro acabou corroborando duas afirmações atribuídas a seu ex-colaborador no inquérito da Operação Satiagraha.
Dantas admitiu ter pedido a um então advogado seu, Wilson Mirza, que obtivesse informações sobre Protógenes Queiroz, as quais teriam sido buscadas justamente com Chicaroni. Além disso, confirmou que tinha medo de ser julgado em primeira instância, afirmação feita por Chicaroni num dos grampos.

Como assim?

A CPI dos Grampos havia marcado uma "visita" a Fausto De Sanctis na próxima segunda em São Paulo. Ontem, o presidente da comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), disse que na ocasião será colhido um "depoimento" do juiz da Satiagraha. De Sanctis rebate: não haverá depoimento e, se essa conversa prosseguir, nem visita. 

Passa a régua
Prestes a virar secretário da Justiça na Bahia, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) quer antecipar a conclusão do relatório final da CPI dos Grampos. 

DNA 1
Cesira Maccarinelli Ferreira, suplente do Conselho Fiscal da Aanor, ONG utilizada pela Petrobras como intermediária no repasse de recursos para festas de São João na Bahia, exerce desde o início do mês a função de secretária particular do governador Jaques Wagner (PT). 

DNA 2
Antes de ser comandada pela número dois do PT baiano, Aldenira Conceição Sena, a Aanor teve como dirigente Maria das Dores Loiola Bruni -na cédula eleitoral, Dorinha da CUT. Filiada ao PT, ela é ligada ao ex-deputado federal Josias Gomes, que no escândalo do mensalão figurou na lista dos sacadores de dinheiro na boca do caixa do Banco Rural. 

DNA 3
Dorinha deixou a direção da ONG quando foi nomeada secretária de Desenvolvimento Social do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB). Mais tarde, saiu do cargo para disputar vaga de vereadora. Não se elegeu. 

Bandeira
Rosemberg Pinto, assessor da presidência da Petrobras apontado por prefeitos como negociador dos patrocínios para o São João, atua também no ramo de postos de gasolina na Bahia.

Para ontem
Diante dos sucessivos adiamentos do grupo de estudos criado para estabelecer um modelo de exploração das jazidas de petróleo da camada pré-sal, Lula mandou dizer aos ministros que quer a proposta fechada em maio, impreterivelmente. 

Atentai!
O loquaz Mão Santa (PMDB-PI) fará hoje seu milésimo discurso na tribuna do Senado. O "feito histórico", segundo a assessoria do peemedebista, "não contabiliza os apartes em relação à fala de seus pares". Para a data especial, ele preparou uma homenagem ao colega Pedro Simon (PMDB-RS), a ser proferida em forma de decálogo. 

Liberou geral
Depois de ampliar o número de CNEs (Cargos de Natureza Especial), que havia sido reduzido na gestão de Aldo Rebelo (PC do B-SP), a Mesa da Câmara prepara projeto para permitir que esses assessores, contratados sem concurso, trabalhem em qualquer gabinete. 

Paiol
Dominada pelos ruralistas, a comissão da Câmara que trata da intermediação de conflitos agrários enviou ao ministro Tarso Genro (Justiça) ofício no qual alerta para a iminência de choque com sem-terra, hoje, na região de Eldorado dos Carajás (PA). Os dois lados estariam fortemente armados. É de supor que haverá atos de violência explícita", afirma o texto.

Tiroteio 

"Agora está claro que Petrobras e ONGs formaram a parceria mais lucrativa do país."

 

 

Do senador TASSO JEREISSATI (PSDB-CE), sobre a revelação de que a empresa usou uma ONG petista como intermediária no repasse de recursos para festas de São João em municípios da Bahia.

Contraponto 

Oi e tchau

 

O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) promoveu uma pequena festa para instalar sua foto na galeria de ocupantes da procuradoria parlamentar da Câmara.
Curioso diante da movimentação na vizinhança de seu gabinete, Inocêncio Oliveira (PR-PE), atual segundo-secretário e ex-ocupante de quase todos os cargos da Casa, foi investigar de que se tratava. Carneiro recepcionou o colega com um comentário à queima-roupa:
-Inocêncio, acho que esta é uma das poucas salas da Câmara em que não se vê o seu retrato!
Constrangido, o decano cumprimentou o novo procurador e os demais presentes e saiu de fininho.

Nenhum comentário: