terça-feira, abril 14, 2009

PAINEL

Cai, cai, balão

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/04/09


Prefeitos do interior da Bahia que receberam abordagem similar de Rosemberg Pinto, assessor especial do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, relatam ter sido apresentados à seguinte proposta: a estatal estaria disposta a patrocinar as festas de São João, tradicionais no Estado. Em troca, a prefeitura tem de contratar uma das empresas indicadas pelo assessor para organização e montagem do arraial. 
As cotas de ajuda da estatal são variáveis, de acordo com o tamanho do município e da festa. Uma das empresas indicadas por Rosemberg, segundo prefeitos procurados, é a ST Estruturas, especialista em montagem de eventos no Estado.

Fase - Após a derrota dos arrozeiros no julgamento da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, o ex-prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero, líder dos produtores, foi condenado ontem pelo TCU a pagar R$ 241 mil por irregularidades no uso de recursos repassados pela União.

Municipalista - Dilma Rousseff (Casa Civil) passou um sabão na equipe econômica numa das reuniões para discutir a ajuda aos municípios. ‘Não venham me dizer que tem de fazer superávit. Temos de dar compensação, não antecipação que os municípios terão de pagar lá na frente’, disparou.

Bem com todos - Após o socorro aos municípios, Lula vai ajudar os Estados. O governo ampliará a margem de endividamento para Estados com queda expressiva de receita. O cálculo do limite é feito pelo Tesouro, que vai adotar parâmetros mais flexíveis.

Mais grana - Outra medida sobre a qual Lula já bateu o martelo é que serão reduzidas as contrapartidas de Estados e municípios nas obras do PAC, o que equivale dizer que o governo federal vai arcar com uma fatia maior.

Imobiliária - No auge da série de escândalos administrativos, a direção do Senado se deparou com uma lista com pelo menos 12 apartamentos funcionais destinados aos senadores que estão ocupados por membros do Judiciário: são dez ministros do Superior Tribunal de Justiça e dois desembargadores, além do ministro do TCU Aroldo Cedraz.

Síndico - Logo após a relação dos moradores circular, a Mesa Diretora decidiu nomear o terceiro-secretário, Mão Santa (PMDB-PI), para gerenciar a distribuição dos 72 apartamentos da Asa Sul de Brasília.

SOS - O senador Marco Maciel (DEM-PE) apresentou projeto que autoriza o Executivo a criar o Fundo de Assistência Financeira Emergencial aos Municípios, destinado a garantir que as transferências das quotas-partes do FPM mantenham o valor dos repasses feitos no ano passado. Pela proposta, o socorro viria do Fundo Soberano.

Às origens - A jornalista Tânia Fusco deixou o cargo de diretora da Subsecretaria de Divulgação e Integração do Senado, que ocupava apesar de atuar, no dia a dia, como assessora da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

Laços 1 - Citado em documentos apreendidos pela Polícia Federal na Operação Castelo e Areia, que investiga suspeitas de evasão e lavagem de dinheiro envolvendo a Camargo Corrêa, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) mantém estreita relação com a construtora desde os tempos de governador, nos anos 90.

Laços 2 - Raupp foi um dos interlocutores do Palácio do Planalto durante o embate entre empreiteiras e órgãos ambientais para viabilizar o projeto da usina de Jirau, uma das vitrines do PAC. Em 2006, a Camargo declarou ter doado R$ 50 mil para a campanha de Marinha Raupp (PMDB-RO), mulher do senador, eleita deputada federal.

Tiroteio

Os advogados são uma elite técnica nessa terra de cegos que é o Senado. Por isso tentam nos identificar com o Agaciel. 
De SHALOM GRANADO , diretor de Controle Externo do Senado, que deve assumir a Advocacia Geral da Casa, negando vinculação política com o ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

Contraponto

Ideia fixa

Ao desembarcar em Chicago, na semana passada, levando comitiva de prefeitos do DEM, o deputado José Carlos Aleluia foi recebido por um funcionário do consulado brasileiro encarregado de acompanhar o grupo até o hotel. 
Enquanto, já na saída do aeroporto, os prefeitos se excitavam diante da possibilidade de conhecer a cidade de Barack Obama, o ‘demo’ baiano, um dos oposicionistas mais estridentes da Câmara, teve sua atenção capturada por um detalhe em que ninguém mais havia reparado: as letras ‘PT’ na placa do carro do consulado. 
O deputado não resistiu e interpelou o funcionário: 
-Então aqui o PT está com a gente?

Nenhum comentário: