sábado, abril 04, 2009

PAINEL

"CAIU PARA QUANTO?"

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/04/09


A comentada cena em que Barack Obama elogiou Lula, ‘o cara’, foi na verdade reprise, para novos espectadores, de um diálogo que se deu na véspera, durante a sessão da foto oficial dos chefes de governo que participaram da reunião do G20, em Londres. Conversando com o colega brasileiro e Angela Merckel, o presidente americano disse à chanceler alemã: ‘Este aqui é o político mais popular do mundo’’. 
Bem-humorado, Lula respondeu que sua popularidade havia até caído um pouco em razão da crise. ‘Para quanto?’, quis saber Merkel. Ele disse que para algo ‘entre 60% e 70%’. Admirada, a alemã exclamou em tom irônico: ‘Aaaahhhhh, então caiu muito...’.

MC Cabral - Sérgio Cabral (PMDB) se empolgou com os elogios de Obama a Lula. O governador do Rio aproveitou encontro com o ‘político mais popular do planeta’, ontem em Londres, para entoar um funk ‘proibidão’, recheado de palavrões, um deles rimando com ‘o Lula apareceu’.

Youtube - Cabral não se deu conta de que tanta empolgação foi registrada pelas câmeras que acompanhavam vistoria das instalações olímpicas para a campanha Rio 2016.

Parceria - Com ministros na berlinda desde que foi deflagrada a Operação Castelo de Areia, o Tribunal de Contas da União ganhará um programa mensal na TV do não menos turbulento Senado. O ‘TCU em ação’ estreia amanhã.

Veto - Em resposta ao chumbo contra Tasso Jeiressati, que o PSDB acredita ter sido disparado por Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder tucano, Arthur Virgílio, ameaça criar dificuldades à nomeação de Shalom Granado, patrocinado pela dupla Sarney-Renan, para a advocacia geral do Senado. ‘Terão de nos consultar. Quero ver quais os atributos que esse senhor reúne.’

Fala mínima - O novo diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, determinou que informações requisitadas pela imprensa a respeito do funcionamento da Casa sejam fornecidas apenas mediante protocolo formal. O prazo para resposta é de cinco dias. ‘É o que manda a lei’, justifica.

Padrão - Depois de recorrer contra os cortes na Embraer e na Usiminas, as centrais sindicais decidiram tentar embargar na Justiça do Trabalho a sequência de demissões no setor de frigoríficos. Somente o Independência Alimentos mandou embora 6.600.

SOS - As centrais terão encontro com Lula na quarta. Esperam conhecer detalhes de estudo preparado pelo BNDES sobre os frigoríficos.

Fermento - Dados do Ministério do Trabalho apontam crescimento da Força Sindical, que atingiu neste mês a marca de mil sindicatos filiados -22,41% do total. Há um ano, ela tinha 20,24%. A CUT ocupa a dianteira, com 1.648 entidades -36,93% do total, contra 47,33% há um ano. O ministro Carlos Lupi é do PDT, ligado à Força.

Canetada - Márcio Fortes (Cidades) assinou portaria que prorroga novamente prazos para ‘atendimento de exigências técnicas’ nas obras do PAC contratadas no primeiro semestre de 2008. Para não embargar o programa, a data, que expirou no dia 31, foi postergada para 30 de junho.

Resgate - Três meses depois de ser exonerado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), Cláudio Galeno, ex-marido de Dilma Rousseff, foi reintegrado à administração de Belo Horizonte. Assessor de Fernando Pimentel (PT), será agora ‘gerente de acompanhamento de colegiados’.

Tiroteio

A oposição é bipolar. Quando votou o Fundo Soberano, dizia que ele seria inútil. Agora, virou a panaceia para os problemas dos municípios. 
Do deputado MAURÍCIO RANDS (PT-PE), sobre projeto apresentado por PSDB, DEM e PPS que cria um colchão composto por recursos da DRU, de emissões de títulos e do Fundo Soberano para compensar a queda de receita dos municípios.

Contraponto

Serralândia

Secretários do governo de José Serra, Bruno Caetano (Comunicação) e Sidney Beraldo (Gestão Pública) realizaram recentemente um circuito de visitas a jornais e emissoras de rádio e televisão do noroeste paulista. Depois de entrarem ao vivo num telejornal em Marília, os dois foram convidados a gravar participação num programa de variedades da mesma emissora. 
Já dentro do estúdio, Beraldo avistou um chamativo cartaz de propaganda de um condomínio da região chamado Portal da Serra, e comentou com o colega: 
-Olha, Bruno, realmente aqui estamos em casa!

Nenhum comentário: