sexta-feira, abril 24, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

No lixo


Folha de S. Paulo - 24/04/2009
 

O ex-ministro Antonio Palocci colheu uma vitória substancial ontem numa das mais rumorosas denúncias a que responde: a da "máfia do lixo". O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que ela seja rejeitada e arquivada porque "as provas até aqui colhidas não são suficientes para firmar sua participação nos fatos delituosos narrados", acolhendo os argumentos da defesa apresentados pelos advogados José Roberto e Guilherme Batochio. A decisão final é do Supremo.

NO LIXO 2
Em 2006, promotores de São Paulo chegaram a pedir a prisão preventiva de Palocci por suposto envolvimento no superfaturamento de contrato de limpeza pública municipal na gestão do petista em Ribeirão Preto, durante 2001 e 2002. 

NO PLANALTO
E o presidente Lula já avisou a interessados que convocará reunião com os "paulistas" para discutir a escolha do candidato do PT que disputará o governo de SP em 2010. Devem ser chamados, além de Palocci, outros possíveis pré-candidatos como Emídio de Souza, prefeito de Osasco, Fernando Haddad, ministro da Educação, e a ex-prefeita Marta Suplicy. "O Lula está demonstrando uma queda pelo Haddad", diz um deles. "Mas, em SP, ele não pode simplesmente fazer um "dedazo"." 

ÁGUA FRIA
Maior bombeiro, ao lado de Marco Aurélio Mello, para apagar a crise no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Carlos Ayres Britto não faz coro com a turma dos que pretendem isolar o ministro Joaquim Barbosa por suas desavenças com outros colegas do tribunal. "O Joaquim é uma pessoa inteligente, séria, leal, corajosa, autêntica, refinada e que tem uma lição de vida para transmitir a todos nós", derrama-se Britto. Os dois até marcaram um almoço ontem, para "espairecer".

LIÇÃO DA QUEDA
Sobre a crise do bate-boca entre Barbosa e o ministro Gilmar Mendes, o ministro Britto afirma: "É como dizia o [escritor] Fernando Sabino: é preciso fazer da queda um passo de dança". Já Mello afirma que os ministros do STF precisam "tirar o pé do acelerador. O STF não tem imperadores nem muito menos justiceiros".

AO LADO
E Sepúlveda Pertence foi um dos muitos ex-ministros do STF que ligaram a Mendes para se solidarizar. Disse que a discussão foi "uma das mais tristes páginas" da história da corte.

DE GAIATO NO AVIÃO
Um suposto erro da agência AD Turismo colocou o oftalmologista Cláudio Lottenberg, presidente do hospital Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil, na lista de pessoas que viajaram com verba da Câmara. O nome dele aparece em uma passagem de SP para Miami emitida em abril de 2008 na cota do deputado Nelson Proença (PPS-RS). A agência, que atende o político e o médico, diz que uma ex-funcionária emitiu, no mesmo dia, uma reserva para a mulher do parlamentar, Maria Luiza, e outra para Lottenberg e que, por engano, enviou as duas para o gabinete de Proença. Lá, a secretária do deputado teria efetuado a compra do bilhete do médico.

DE GAIATO 2
Lottenberg, que desconhecia o episódio, cogita acionar judicialmente a agência e o deputado para que esclareçam o episódio. "Viajo com minhas posses. Meu patrimônio são meu nome e a minha imagem", diz. A assessoria dele exibiu documentos que provam que a passagem foi paga pelo Albert Einstein. A AD Turismo confirma que ela foi paga pelo hospital. O deputado diz que usou a cota para a viagem de sua mulher.

Nenhum comentário: