segunda-feira, abril 20, 2009

INFORME JB

O dia em que Aloizio virou tucano


Jornal do Brasil - 20/04/2009
 

 

 

"A crise é grave", sentenciou o mais importante homem do caixa brasileiro. Foi o que disse o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para uma plateia com metade do PIB nacional. Mas Meirelles engatou a segunda para tranquilizar: "Não há dúvidas de que há sinais de recuperação econômica", com a retomada do crédito, disse, no 8º Fórum Empresarial de Comandatuba (BA). Quem surpreendeu, porém, foi o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Lembrou que o país segue firme, elogiou Lula, "o presidente mais popular que o país já teve", e mandou, para euforia geral: "E muito se deve ao governo anterior, que estabilizou a economia". Se alguém tinha dúvidas da dimensão da crise por aqui, eis a prova de que, na hora do aperto, a ideologia política é uma utopia diante do capitalismo: um petista ferrenho elogiando FHC, para agradar a um ex-tucano que toca o Banco Central do governo do PT.

Claque

Diante de uma plateia praticamente paulista, Aloizio Mercadante foi aplaudido efusivamente, por um minuto, depois de elogiar Fernando Henrique Cardoso.

Claque 2

Henrique Meirelles arrancou gargalhadas ao frear o ritmo do otimismo sobre a recuperação do país: "Muita gente diz, ‘o Brasil hoje é um porto seguro...’ tudo bem, mas vamos devagar...".

Show

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, metido a cantor e violeiro, deu show para amigos no karaokê do Hotel Transamérica, no sábado à noite, onde acontece o fórum.

Revelação

Aliás, poucos sabem, Múcio era um simples engenheiro recém-formado no Rio, na década de 70, e fez shows com seu violão durante dois anos em barzinhos da capital.

Saia justa

Também no sábado, o cantor Ivan Lins ficou a ver poucos convidados para o seu show de jazz no hotel. Muitos saíram de fininho para bebericar e fumar charutos.

Quatro rodas

Enquanto políticos e empresários desciam de jatinho e boeings fretados no aeroporto de Una, em Comandatuba, o presidente da BrasilPrev, Tarcísio Godoy, patrocinador do evento, preferiu voo de carreira para Ilhéus, e encarou uma hora de táxi para o hotel.

Eu, não!

Um gaiato parou Davi Barioni, presidente da TAM, na entrada do salão do fórum, ao apontar afobado depois que a palestra de Meirelles havia começado: "E aí, veio de Gol?". "Não, não!", riu o comandante.

Só alegria

Perguntado pela coluna se é candidato ao governo de São Paulo em 2010, Geraldo Alckmin só riu. E como não parou, deixou a suspeita no ar.

Caminho da Índia

O governador da Bahia, Jaques Wagner, voa para a Índia atrás de empresários do setor de mineração. Quer investimentos no setor de base e fomento para fabricação de equipamentos para o estado.

Recado

Os atritos entre os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Carlos Minc (Meio Ambiente) não cessaram. Stephanes aproveitou a ausência do petista no evento na Bahia e reforçou: "Só se planta soja em 3% do território nacional", para contrariar a fala de Minc, de que a soja causa desmatamento.

Nenhum comentário: