segunda-feira, abril 13, 2009

INFORME JB

A campanha já passa pela Câmara

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL

O DEM e o PSDB paulistas começam a mexer o xadrez dos mandatos para fortalecer as turmas pró-José Serra, do governador paulista, e pró-Gilbero Kassab, do prefeito paulistano, para 2010. O deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM) será nomeado para a Secretaria Especial de Articulação Metropolitana da cidade de São Paulo. Terá a missão de ampliar a interlocução da prefeitura com as dezenas de cidades vizinhas. Tem gente da oposição que já vê isso como manobra de Kassab para aumentar sua influência política, um salto para a candidatura ao governo. Para a Câmara, a fim de fortalecer a campanha presidencial do governador, sobem suplentes Serristas, para a vaga de Mudalen e de Paulo Renato (PSDB) – empossado hoje secretário de Educação do governo.

Serra x Aécio Trio nortista

Explica-se: apesar de ninguém assumir, há duas bancadas tucanas hoje na Câmara. A de Serra e a do governador Aécio Neves, atualmente a mais forte.

Apesar dos sorrisos conterrâneos, é quente o clima entre os senadores José Agripino Maia (DEM), Garibaldi Alves (PMDB) e a governadora Wilma de Farias (PSB). Os três, cada um por si, vão disputar duas vagas ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Não haverá acordo para chapa.

A outra

Tranquila, até aqui, segue a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Apadrinhada por Agripino Maia, é a favorita para o governo do estado.

Torneira

O governo abriu o cofre para os agricultores que perderam muito na safra por causa da seca. Cerca de 133 mil agricultores familiares do semi-árido vão receber, cada, R$ 220 referentes a duas parcelas a que têm direito. O programa ajuda a quem perdeu pelo menos 50% da colheita.

Ossos do ofício

Ontem completaram-se 37 anos do início da Guerrilha do Araguaia. Como mostrou o JB em reportagem recente, ossadas de guerrilheiros ainda dormem dentro de caixas no Ministério da Justiça.

Barrados

Enfermo, o ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde tem uma lista de políticos, na portaria de seu prédio, autorizados a subir. Mas a portaria tem mandado alguns de volta para casa.

Fumaça no campo

Ainda sobre a guerra dos fertilizantes: representantes do setor denunciam anacronismo grave, a cobrança do ICMS. O nacional paga de 4,9% a 8,4%. O fertilizante importado é isento.

Fumaça no campo 2

O Brasil pode se tornar autossuficiente na produção de adubos fosfatados, dizem senadores. Só precisa de isenção no setor, e investimentos em reservas de potássio e tecnologia.

Decolando

A crise não passou do chão para uma turma. Voam em céu de brigadeiro algumas empresas de táxi aéreo do país. Além dos fretes, a Colt Aviation, de Alexandre Eckmann (foto), encontrou um filão em tempos de aperto: investe também nos empty leg.

Lotação de luxo

Os empty – voos tipo lotação de luxo, em que vários clientes viajam para um destino, previamente avisados de decolagens via e-mail – viraram a saída para empresários que querem economizar.

Lua de mel

A Colt avisou a Dória Jr. que vai transportar, de cortesia, oito casais para o Fórum de Comandatuba, a meca anual do empresariado.

De castigo

Não vai bem a imagem da UFMG. Denúncias são variadas: concursos para professor nos quais são aprovados filhos e mulheres de dirigentes de departamentos e reitoria; resultado de banca examinadora de concurso para mestre antecipado em classificado de jornal; favorecimento de orientandos de pós-graduação, sem diploma, em seleção para docente.

Um brasileiro

O incrível: apesar dos indícios, o MPF em Minas vai investigar... o denunciante: o doutor em direito e professor em dedicação exclusiva Lucas Barroso. Contra ele foi apresentada representação na Procuradoria da República.

Agenda PSC

O PSC reúne suas bancadas de todo o país hoje no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, para debater a Agenda 20, ações conjuntas para o partido. Aproveitam o encontro para gravar para o horário de TV.

Nenhum comentário: