domingo, abril 12, 2009

INFORME JB

Senado fará pressão ao governo por juros

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 12/04/09

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai aproveitar a mudança no comando do Banco do Brasil, causada principalmente pelo desejo do governo em baixar o spread da instituição, para pressionar o Planalto a baixar a taxa Selic. A CAE vai colocar seus 27 membros – inclusive senadores governistas que cobram a redução – para pressionar o presidente Lula. O canal para isso será a subcomissão especial da crise sob a tutela da CAE. "Há um entendimento na comissão de que já deveriam ter sido tratados a redução dos juros e dos spreads, que inclusive impediram a própria baixa da Selic. A comissão se encaminha para fazer uma crítica do que o governo poderia ter feito", revela à coluna o presidente da CAE, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Lula é do Rio A festa

O presidente Lula deve trocar São Paulo pelo Rio dia 1º de maio, para a tradicional festa do trabalhador que o Ministério do Trabalho vai promover na Quinta da Boa Vista.

Espera-se 1 milhão de visitantes. Haverá prestação de serviços e shows com Beth Carvalho, Dudu Nobre, D. Ivone Lara, Monarco, Diogo Nogueira, Dominguinhos do Estácio e Bateria Nota 10 (de todas as escolas de samba).

Agora vai

A comissão especial presidida pelo senador Marco Maciel conclui terça-feira a proposta para um novo regimento da Casa.

Novos tempos

"O objetivo é adequar o funcionamento da Casa às exigências dos tempos modernos, que requerem respostas cada vez mais rápidas às demandas da sociedade", lembra Maciel à coluna.

Crise no mar

O Projeto Coral Vivo, criado em 1994, perdeu o seu patrocínio principal, o do Programa Petrobras Ambiental. É tocado por pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ, que estudam corais e recifes na costa brasileira.

Ar e terra

A Fundação Cacique Cobra Coral, aquela de médiuns que ajudam a mudar o tempo em vários lugares, anunciou que foi contratada por político italiano para reduzir terremotos lá.

Marinho perdido

Continua ruim a governabilidade do prefeito de São Bernardo (SP), Luiz Marinho, na Câmara. O PSB não quer aliança. Nem acordo mais. O partido almejava a direção do Porto de Santos, nas mãos de petistas que não cederam.

A fazendeira

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional de Agricultura, adotou a tática do MST que combate. Passou em fazendas paraenses distribuindo cartilhas que dão dicas de comportamento nas visitas surpresas do Incra e do Ibama.

Colinha

Em audiência no Senado com diretores do BB, Kátia espalhou colinha com perguntas para os colegas apertarem os executivos. Protesto contra o risco de o banco baixar o crédito ao setor agrário.

Às armas

O ministro Nelson Jobim (Defesa) abre terça a Latin America Aerospace & Defence no Rio.

Nenhum comentário: