quinta-feira, abril 09, 2009

INFORME JB

 As sucessões que passam por SP

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 09-04-09

Maior colégio eleitoral do país, sede dos principais partidos rivais e casa do líder absoluto nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, a cidade de São Paulo é passagem obrigatória para conversas que já remetem a 2010. A coluna foi então conversar com expoentes do DEM e do PSDB que mandam na cidade e no estado. E das conversas com o prefeito Gilberto Kassab e o governador em exercício Alberto Goldman (foto), depreendem-se estes cenários, a priori: Kassab jurou ao Informe que será prefeito os quatro anos de mandato. A candidatura de José Serra à Presidência está acertada com a cúpula tucana – Goldman já se prepara para nove meses de mandato de governador. E ainda há um longo caminho para Geraldo Alckmin tentar a sucessão de Serra no estado – o que significa que as pesquisas, neste caso, não vão nortear as decisões do PSDB, mas principalmente será mensurado o poder de aglutinação partidária de cada ator. Ou, em outras palavras, Aloísio Nunes tem chances de sair candidato ao Bandeirantes. Mais bastidores amanhã.

Pai coruja Reserva

O ex-ministro José Dirceu entrou no Restaurante Piantella como um rei na noite de terça. Acompanhado do filho, Zeca Dirceu, prefeito no interior do Paraná, foi saudado mesa por mesa. E exaltou o herdeiro para cada um.

Depois, Dirceu e o filho jantaram em espaço reservado no segundo andar, onde tradicionalmente se reúne a turma do... Democratas.

Os vices

Quem apareceu também no restaurante, logo em seguida, foram os vices de Dilma Rousseff, Michel Temer e Geddel Vieira Lima. O presidente da Câmara e o ministro da Integração Nacional jantaram juntos.

Mesa pra dois

A apresentadora Ana Maria Braga e o editor Richard Civita, do Grupo Abril, almoçaram juntos ontem no Parigi, nos Jardins, em São Paulo. Pode surgir nova publicação sobre a loura.

Boi no ar

Um dos maiores frigoríficos exportadores da América do Sul, o Bertin planeja cortar na carne: vender alguns de seus 11 aviões. Na frota, três jatos Cessna.

Apagão

Com um presidente da República, 11 ministros, 10 governadores e 50 prefeitos na pista – cada categoria em seus jatos e bimotores – o aeroporto de Montes Claros (MG) lotou e foi paralisado para operações na segunda-feira, quando do evento dos 50 anos da Sudene.

Apagão 2

Um voo da Trip Linhas Aéreas, que partiu de Belo Horizonte com previsão de pousar às 19h30, teve de voltar para a capital. Só aterrissou às 22h30 na cidade do Norte de Minas.

Pressão alta

Ferve o mercado de drogarias com a crise que chegou. A fusão virou o melhor caminho, e grandes aproveitam para crescer. A rede Pacheco, do Rio, comprou as drogarias Descontão e Bifarma, além de outras 10 farmácias em São Paulo. O grupo Drogasil comprou as redes Santa Mônica e Alquimia.

Sou do Rio

Em encontro com o desembargador Siro Darlan, a deputada Alice Tamborindeguy (PSDB-RJ) recebeu a sugestão de entrar com proposta no Legislativo para que sejam criados nas maternidades cartórios que registrem o nascimento das crianças no Rio. O desembargador está preocupado com a falta de estrutura para a população carente.

Fala, Maciel

Autor de projeto que regulamenta o lobby para dar maior transparência à atividade, o senador Marco Maciel (DEM-PE) faz palestra sobre o assunto segunda-feira, em São Paulo, a convite do Secovi-SP, maior sindicato do setor imobiliário da América Latina.

Pajelança

Os líderes do PDT na Câmara e no Senado realizam terça-feira o seminário A crise e o Brasil, no auditório Freitas Nobre, na Câmara, em Brasília. O partido pretende formalizar uma agenda de discurso para o país.

Nenhum comentário: