sexta-feira, abril 03, 2009

INFORME JB

A hora da verdade sobre a crise


Jornal do Brasil - 03/04/2009
 

O Rio será palco de um encontro da nata do empresariado dias 16 e 17, quando sedia a reunião do Conselho Empresarial da América Latina, que tem entre seus 480 membros nomes como o ex-ministro da Agricultura Pratini de Moraes, o presidente da Sadia, Luiz Fernando Furlan, o presidente da Fiat Argentina, Cristiano Rattazzi, e o presidente da Radio Caracas Television, Marcel Granier Haydon. O grupo, que se reunirá no Copacabana Palace, pretende mensurar a crise e discutir projetos emergenciais de integração para que o continente fique independente da Europa e dos Estados Unidos. A turma tem encontros marcados com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o da Vale, Roger Agnelli.

Bicadas

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) é pressionado pelo PSDB do Rio e de São Paulo para se lançar candidato ao governo, para que José Serra tenha um palanque forte na capital fluminense. Mas o verde quer o Senado, onde tem grandes chances.

Tô de mal

O senador Valter Pereira (PMDB-MS), alçado aos holofotes depois da morte de Ramez Tebet, não está satisfeito com com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que resolveu apoiar a filha de Ramez, Simone, na candidatura ao Senado.

Herança

Simone é prefeita de Três Lagoas. Puccinelli quer devolver a vaga a um membro da família.

Geddel na ativa

Devagar, devagarinho, Geddel Vieira Lima vai mostrando a campanha. No projeto de concorrer ao governo da Bahia, autorizou o irmão, presidente do PMDB baiano, a conversar com a tucanada do estado.

PMDB & PSDB

Já houve uma primeira reunião em Salvador. Maior expoente do PSDB na Bahia, o ex-prefeito Antonio Imbassahy ficou otimista. E serrista de primeira linha, quer o palanque do PMDB para o paulista ali em 2010.

Efeito colateral

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), mandou um recado para o presidenciável Ciro Gomes (PSB). Se ele atacar Dilma Rousseff, o partido dará o troco. Em Ciro? Não, no irmão, Cid Gomes, governador do Ceará, que perderia o apoio dos petistas para a reeleição.

Venha aqui

Uma fonte petista informou que o presidente Lula chamará Ciro Gomes para uma conversa. A sós. E sobre campanha.

Frevo desafinado

Já em Pernambuco, o presidente Lula terá de contornar uma crise petista. O ex-prefeito do Recife João Paulo e o ex-ministro da Saúde Humberto Costa se dizem o candidato do PT ao Senado. E um sugere ao outro, em recados, que se candidate a deputado federal.

Etanol do bem

Um estudo feito por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica (RJ), concluiu que o etanol de cana é capaz de reduzir em 73% as emissões de CO2 – principal gás causador do efeito estufa – na atmosfera se usado em substituição à gasolina.

Ringue do cimento

OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht brigam por espaço na Bahia. É que vem obra grande por aí. Lembrete: promessa de décadas, o metrô, que estava em expansão, teve as obras paralisadas por irregularidades. Uma das empreiteiras é a Camargo.

ABC da crise

O economista polonês Ignacy Sachs vai falar hoje, em São Bernardo do Campo (SP), sobre a crise econômica mundial. Tema: Saídas da crise e oportunidades para o ABC paulista.

Rasante

A Anac anda em dúvida e perdida, entre substituir o diretor Ronaldo Serôa e arrumar brecha jurídica para mantê-lo.

Nenhum comentário: