quarta-feira, abril 01, 2009

INFORME JB

Brasília órfã do animador de festa

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 01/04/2009
 

O deputado federal Homero Barbosa Neto (PDT) (foto), eleito no domingo prefeito de Londrina (PR) em eleições suplementares com 54% dos votos, pode ter a primeira dor de cabeça depois da posse, 3 de maio, com a Justiça. O novo alcaide é indiciado no inquérito (2.652) no Supremo Tribunal Federal por peculato, na esteira da Operação Gafanhoto, deflagrada há cinco anos. Os investigados eram deputados e ex-deputados estaduais que, supostamente, teriam se apropriado de salários de servidores da Assembleia Legislativa. Agora, como prefeito, Barbosa Neto perde o foro privilegiado do STF. O inquérito será enviado ao Tribunal de Justiça estadual. Ex-radialista e jovem extrovertido, Barbosa Neto fazia a festa de colegas em churrascos em Brasília como imitador e contador de piadas.

Com o nosso Papito

No festival de gastanças que a coluna revela de vez em quando, esse do BNDES lidera o ranking. Mesmo com o corpo jurídico próprio e podendo valer-se da Advocacia Geral da União, o bancão contratou a empresa Mayer Brown por 4.500 euros, por seis meses, para a "emissão de parecer jurídico (legal opinion) sobre a exequibilidade de garantia, à luz do direito francês".

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), 68 anos, será pai de novo, de um menino. Quem lembrou foi João Dória Jr., em evento em São Paulo na segunda, em que deixou o homem vermelho ao ser indagado sobre a "a fórmula" do sucesso.

PAC da bola

Os clubes paraenses Remo e Paysandu ganharam um presentão do governo do Pará. Assinaram com o Banpará o patrocínio para o ano. Coisa de R$ 1,5 milhão para cada um.

Voando baixo

Comenta-se na turma do leasing aéreo que Xande Negrão – piloto de stock car, dono de equipe e de laboratório – está com dificuldades para pagar as prestações de dois jatinhos, um Learjet e um Challenger.

Adeus, quepe

O general Wellington Fonseca vai para a reserva. Ele foi o segundo homem forte no gabinete de Segurança Institucional no primeiro governo do presidente Lula. Mas ficou pouco tempo.

Adeus, quepe 2

Quando o nomearam general, foi ele muito homenageado por ser o primeiro negro alçado ao oficialato de general no país, algo incomum no Brasil.

Conta aberta

O Ceará foi autorizado a contratar operação de crédito externo, com garantia da União, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, no valor de até US$ 41 milhões. O dinheiro será usado na informatização da Secretaria da Fazenda.

Herança

O sonho dessa informatização era bandeira do ex-governador Tasso Jereissati, há anos, quando levantou voz para comemorar o fato de que foi ele o primeiro a obrigar as empresas a pagarem impostos.

Efeito Cesar Maia

Tiago Sombra, procurador do estado de São Paulo, criou o blog Procuradores da Cidadania. Segundo ele, o projeto destina-se a "aproximar o povo e os procuradores e advogados do estado". É só não esquecer dos processos.

Sr. Maciel

O senador Marco Maciel (DEM-PE) toma posse hoje à noite como presidente da Associação dos Cavaleiros da Ordem de Malta. O evento será na Embaixada da Ordem de Malta, em Brasília.

Sr. Dornelles

E, na política, quem é rei... continua rei. O veterano senador Francisco Dornelles (RJ), ex-deputado e ex-ministro, será reconduzido à presidência do Partido Progressista.

Sr. Lysâneas

A Assembleia Legislativa do Rio presta homenagem hoje à memória de um dos fundadores do MDB, o ex-deputado Lysâneas Maciel, que peitou a ditadura como poucos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leandro, é uma pena que a nota tenha sido escrita de forma tão distorcida. Os Procuradores da Cidadania não são apenas um blog, mas algo mais amplo, um movimento, não identificado por um único fundador. Uma pena que se tenha perdido uma oportunidade de ressaltar um projeto cívico com a comparação a um político.

. disse...

Caro Leandro, é uma pena que a nota tenha sido escrita de forma tão distorcida. Os Procuradores da Cidadania não são apenas um blog, mas algo mais amplo, um movimento, não identificado por um único fundador. Uma pena que se tenha perdido uma oportunidade de ressaltar um projeto cívico com a comparação a um político.