terça-feira, abril 14, 2009

ILIMAR FRANCO

Forcinha

Panorama Político
O Globo - 14/04/2009
 
Ao defender a interpretação de que medidas provisórias só trancam a pauta do Legislativo parcialmente, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), listou, em ofício enviado ao STF, que julgará a matéria, o projeto que aumenta o salário dos ministros daquele tribunal como exemplo de "proposições importantes impossibilitadas de serem apreciadas" por causa das MPs. 

Câmaras municipais gastarão mais 


Relator da proposta de emenda constitucional que fixa os gastos das câmaras municipais, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) vai propor o aumento do teto de repasse de recursos das prefeituras. Hoje, esse limite varia de 5% a 8% da receita dos municípios, dependendo do número de habitantes. A Câmara dos Deputados fixou o teto do repasse entre 2% e 4,5%. Pereira vai aumentar esse limite para 6,5%. "Colocar o teto em 4,5% inviabiliza o funcionamento de muitas câmaras", disse ele, que apresentará seu parecer amanhã, na Comissão de Constituição e Justiça. Também estabelecerá o IPCA como indexador para reajustes anuais. 

A crítica do mercado é de que se trata de uma intervenção política no banco. E é mesmo, e assim tem de ser" - Artur Henrique, presidente da CUT, sobre a queda do presidente do BB por causa do spread bancário 

PERIGO. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) colocou o emblema de uma caveira na capa de seu celular do Senado para diferenciá-lo de seu aparelho pessoal. "Não posso mais usar esse telefone para nada. Tudo agora vira escândalo", disse ele, que é da tropa de choque do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Na mesma linha, diz que não pediu reembolso de uma operação de vasectomia que fez na semana passada temendo problemas. 

Valeu chiar 

Os ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Bernardo (Planejamento) acertaram ontem que o orçamento do Pronasci será mantido. O governo havia bloqueado 47% de R$1,1 bi. Serão liberados R$275 milhões agora e o restante, em setembro. 

Campanha contra FH 


O governo Lula não tem a menor intenção de patrocinar a candidatura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os petistas protestaram contra o atual presidente do banco, o colombiano Luis Alberto Moreno, quando este, em 2007, concedeu uma bolsa de estudos para o derrotado nas eleições de 2006, Geraldo Alckmin (PSDB). 

Emprego: suplente 


Além de 15 suplentes de senador estarem no exercício do mandato sem terem recebido nenhum voto, outros seis estão empregados no Senado, em cargos comissionados. São os dos senadores Augusto Botelho (PT-RR), César Borges (PR-BA), Fátima Cleide (PT-RO), José Sarney (PMDB-AP), Magno Malta (PR-ES) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Há ainda outros sete que assumiram por no mínimo quatro meses em 2008. Os titulares se licenciaram por motivo de saúde ou interesse particular. 

O NOVO diretor do Hospital de Ipanema, Geraldo di Biase, é afilhado político do deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ). 

INTERNAUTA. Além do ex-blog, agora o ex-prefeito Cesar Maia também ataca no Twitter. "Vasco não consegue resistir a Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Roberto Dinamite, seus apoiadores. É demais para qualquer time", disse ele. 

A OPOSIÇÃO perdeu o timing mais uma vez. Faz reunião de prefeitos amanhã, em Brasília, dois dias depois de o governo federal anunciar compensação acima das expectativas para a queda do FPM. 

Prêmio 

Apeado do Ministério da Defesa por causa do caos aéreo, Waldir Pires foi designado ontem, pelo presidente Lula, membro titular do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, da Controladoria Geral da União.

Nenhum comentário: