quinta-feira, abril 09, 2009

ILIMAR FRANCO

Costurando o PT

Panorama Político 
O Globo - 09/04/2009
 

O presidente Lula teve uma longa conversa com o ministro Patrus Ananias sobre as eleições em Minas Gerais, anteontem à noite, no Palácio da Alvorada.

 

Lula pediu a Patrus que se entendesse com o ex-prefeito Fernando Pimentel, pois era preciso o PT unido para fazer uma aliança regional mais ampla, a fim de dar suporte à campanha da ministra Dilma Rousseff. Parte do encontro contou com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.

 

A bancada da causa própria

 

O senador ACM Júnior (DEM-BA) deu um ataque ontem com o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), devido à aprovação, na sua ausência, de parecer dizendo que “não é lícito” parlamentares serem diretores ou controladores de empresas de rádio e televisão. “Como você coloca um projeto desse em votação? Você disse na reunião de líderes que não colocaria nada polêmico”, cobrou ACM Júnior. Irritado, arrematou: “Ele contraria interesses meus, do Tasso [Jereissati], do [José] Sarney, do [José] Agripino e do Wellington Salgado, que é vice-presidente dessa comissão.

 

Nós vamos derrubar isso em plenário”.

 

"Existe uma relação sadomasoquista da imprensa com o Parlamento. A imprensa bate, e o Parlamento fica calado. Parece que está gostando” — Silvio Costa, deputado federal (PMN-PE)

 

A CLAQUE DO CARA. Ao abrir seu depoimento na CPI das Escutas Telefônicas, o delegado Protógenes Queiroz agradeceu “ao povo brasileiro que está aqui”. Havia sete integrantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade, ligado ao PSOL, e uma claque com uma blusa em que se lia “Protógenes contra corrupção”. Ele não respondeu sobre a Operação Satiagraha e, ao citar Daniel Dantas, o tratava como “o banqueiro bandido condenado”.

 

Pegou mal

 

Ninguém gostou da declaração de Cristovam Buarque (PDT-DF) sobre a possibilidade de convocação de um plebiscito para decidir sobre o fechamento do Congresso. O presidente do PPS, Roberto Freire, bateu: “É uma asneira golpista”.

 

O alvo

 

O plano do PV para Fernando Gabeira é a candidatura ao Senado, e não ao governo do Rio, como quer o PSDB. Diz seu presidente regional, Alfredo Sirkis: “Não vamos colocar nosso projeto em risco para servir de escada para outros”.

 

O PT está ansioso, o PMDB faz cera

 

Os dois principais aliados do governo Lula estão caminhando num ritmo diferente rumo às eleições de 2010. Onde o PT está no poder, os petistas querem acelerar o processo de entendimento e amarrar as alianças com o PMDB. Enquanto isso, os peemedebistas estão empurrando qualquer acordo para o início do ano que vem. Mas no Rio os petistas dão o troco. Sérgio Cabral quer fechar, Lindberg Farias estica a corda.

 

Tucanos mineiros batendo o bumbo

 

O PSDB de Minas comemorava ontem pesquisa Vox Populi que mostra que José Serra é bem conhecido por 30% e Aécio Neves por 13%. Entre os que conhecem bem Aécio, 44% dizem ter grande chance de votar nele, enquanto 32% dizem o mesmo de Serra. “Temos espaço para crescer. Quanto mais Aécio é conhecido, mais forte fica sua candidatura”, disse o deputado Nárcio Rodrigues (PSDBMG).

 

O Vox Populi ouviu 3.948 pessoas, entre 28 de março e 2 de abril.

 

O SENADO vai fechar com um vidro a tribuna de imprensa do plenário para impedir o acesso dos jornalistas ao cafezinho dos senadores.

 

O COORDENADOR da Ação Empresarial, Jorge Gerdau, vai falar sobre a indústria nacional e o sistema financeiro na Comissão da Crise, presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), na terça-feira.

 

O GOVERNADOR José Serra chamou o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) para uma conversa na semana passada. Disse que estava preocupado com a luta interna e seus eventuais prejuízos para o partido.

Nenhum comentário: