terça-feira, abril 07, 2009

ILIMAR FRANCO

"Fora, Zé"

Panorama Político 
O Globo - 07/04/2009
 

“ Essa demagogia de ricos ou brancos de olhos azuis ou pobres precisa acabar” — Roberto Freire, presidente do PPS, ao criticar o presidente Lula, que estaria querendo dividir o país entre ricos e pobres

O CARA DO CARA. O presidente Lula festejou, ao estilo Barack Obama, seu vice-presidente José Alencar ontem, em Montes Claros (MG). Alencar contou que o presidente, ao chegar para a reunião da Sudene, dirigiu-se a ele dizendo: “Você (Alencar) é o cara!”. Espirituoso, ele relatou que respondeu a Lula na mesma hora e moeda: “Eu sou o vice-cara!”. Alencar foi homenageado pelos governadores do Nordeste e pelo mineiro Aécio Neves.

Verde

O presidente da Febraban, Fábio Barbosa, e o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) assinam hoje um pacto de sustentabilidade ambiental, que vai instituir normas de financiamento que favorece o uso de tecnologia limpa.

Na surdina

Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, o ministro Hélio Costa (Comunicações) saiu satisfeito da conversa com o governador José Serra, no Palácio Bandeirantes, em São Paulo. “Ele disse que gosta de mim”, relatou a um aliado político.

Greve de prefeitos ameaça São João

Prefeitos da Bahia ameaçam cancelar as festas juninas devido à crise econômica. Além das dificuldades devido à queda do FPM, essa é uma forma de pressionar o governador Jaques Wagner a aumentar os repasses para o Programa Saúde da Família e dar mais apoio para segurança pública e transporte escolar. O governo do estado já está fazendo propaganda em todo o país das festas juninas para promover o turismo.

Petistas contra regularização fundiária

A assessoria técnica do PT na Câmara aponta inconstitucionalidades na medida provisória para a regularização de terras na Amazônia.

Contesta a legalização de áreas acima de 1.500 hectares por licitação. Alega que, acima de 2.500 hectares, é necessária prévia autorização do Congresso. “O dispositivo atenta, no mínimo, contra o princípio da moralidade, pois termina por favorecer a grilagem”, diz o documento, que aponta a criação de uma forma de “usucapião” de terras públicas.

O PRESIDENTE da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), está empenhado em fazer o vice-presidente de Loterias da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco, ministro do governo Lula.

O MINISTRO César Asfor Rocha, presidente do STJ, disse ontem aos representantes dos partidos de oposição que também se preocupa com a falta de fiscalização do trabalho da Polícia Federal.

O ÍNDICE de aumento do desemprego, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aumentou de 25% em dezembro para 30% em março.

Nenhum comentário: