sexta-feira, abril 17, 2009

CELSO MING

Cobranças a Obama


O Estado de S. Paulo - 17/04/2009
 
O presidente Barack Obama tem hoje seu primeiro encontro com os chefes de Estado das Américas na reunião de cúpula que será realizada em Trinidad e Tobago.

Não há consequências econômicas imediatas a esperar desse evento. Mas não dá para negar sua importância estratégica num momento de grande transformação.

Desta vez, o presidente dos Estados Unidos não pode culpar nenhum país do continente pela crise que aí está, a não ser o dele próprio. A todo momento terá de enfrentar declarações, insinuações ou mesmo subentendidos de que esta crise é coisa dos gringos, como o presidente Lula já chegou a dizer: "Foi provocada por brancos de olhos azuis."

A maior transformação talvez não tenha ainda sido integralmente percebida pela maioria dos observadores. Tem a ver com o crescimento da importância das potências asiáticas.

Para entender esse ângulo é preciso voltar ao final do século 19 e início do 20, quando a grande potência emergente foram os Estados Unidos. Eram em quase tudo autossuficientes. Tinham em abundância energia (petróleo), alimentos, matérias-primas, capitais e recursos humanos. Por isso, seu crescimento pôde ocorrer sem o concurso de praticamente toda a América Latina. Foram relativamente poucos os produtos que o quintalzão cucaracho forneceu à potência em ascensão. Talvez um pouco de cobre do Chile, estanho da Bolívia e uma sobremesa do Brasil, o café.

Esta foi a principal razão pela qual a América Latina foi quase totalmente ignorada por tantos anos e por que foi tão difícil financiar a industrialização por aqui.

O final do século 20 e começo do 21 está sendo escrito com letras de outro alfabeto. Ao contrário do que ocorreu com os Estados Unidos, as potências emergentes da Ásia, especialmente China e Índia, não dispõem de energia, alimentos e matérias-primas em quantidade suficiente para garantir seu salto econômico. Dependem de fornecimento externo. A nova equação altera a importância estratégica da América Latina na economia global, num quadro de perda de hegemonia dos Estados Unidos e ascensão de novos emergentes. É o centro da gravidade do planeta sendo deslocado para a Ásia.

O presidente Obama enfrentará em Trinidad e Tobago três cobranças. A primeira corresponde às consequências do que o primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, anunciou no fim da reunião de cúpula do Grupo dos 20, realizada dia 2, em Londres: "Acabou o consenso de Washington." Se isso é assim e se as antigas exigências baseadas na rigorosa disciplina fiscal, na privatização e no livre-comércio já não servem como antes para modelar o crescimento, o que significa do ponto de vista americano a prática do novo ordenamento econômico do Hemisfério?

A segunda cobrança tem a ver com a única grande ausência desta Cúpula das Américas: o tratamento a ser dado a Cuba. Obama vai ser instado a revogar o último grande entulho da guerra fria, o boicote que isola a economia cubana desde 1962.

A terceira cobrança será o pedido de uma espécie de compensação a ser proporcionada pelo governo americano pelos prejuízos sobre a economia latino-americana causados pela atual crise, que estrangulou o crédito, derrubou o comércio e aprofundou o desemprego na região.

A bola está com o presidente Obama. A ver como ele chuta.

Confira

Devagar, mas forte - No período de 12 meses terminado em fevereiro, as vendas do varejo cresceram 3,8%. Nas circunstâncias, não é pouco. Além disso, as estatísticas dos supermercados mostram que em março esses números serão ainda melhores.

Nenhum comentário: