sexta-feira, abril 24, 2009

BRASÍLIA - DF

O próximo escândalo


Correio Braziliense - 24/04/2009
 

O Ministério Público e os órgãos de controle da Câmara dos Deputados detectaram indícios de comércio ilegal de passagens aéreas em 12 gabinetes parlamentares. O caso está cercado de sigilo porque ainda não se sabe se as excelências estão envolvidas ou se os funcionários que agiram sem o conhecimento do deputado ou deputada, vendendo parte da quota que não era utilizada. Nas listas de passageiros divulgadas, alguns deputados não estão reconhecendo os nomes dos beneficiados com passagens emitidas nas suas respectivas quotas. 

Na avaliação dos políticos, esse é o ângulo mais grave de todos os abusos praticados no tema passagens aéreas. Mas ninguém fala em abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A avaliação geral é a de que as lideranças e o próprio Michel Temer não têm hoje um respaldo da Casa para essa tarefa de investigação. Até para compor a chamada comissão que deverá ficar responsável pela reforma administrativa da Casa há dificuldades em indicar deputados. Até agora, só se sabe que a coordenação ficará com o primeiro-secretário, Rafael Guerra (PSDB-MG), um dos mais respeitados do Parlamento.


E segue o baile

Os líderes partidários se preparam para, na próxima semana, votar as medidas provisórias que trancam a pauta e partir em seguida para a votação do cadastro positivo, a proposta que permitirá a redução dos juros para os bons pagadores. Na última reunião de avaliação do Poder Executivo, ficou decidido que a única maneira de tentar sair do desgaste da crise que atinge o Congresso é tentar manter a rotina em plenário. 

Enquanto isso, no Senado…

Depois do tiroteio de participar de campanhas políticas sem se afastar do cargo, a diretora de Comunicação do Senado, Elga Maria Teixeira, pediu demissão esta semana e o presidente José Sarney aceitou. E os diretores da Casa se reuniram para selar um pacto de não agressão, no sentido de evitar o vazamento de informações para a imprensa. 

Recuo estratégico

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de reduzir em 4,42% o preço da energia cobrada pela Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) nas residências foi vista pelos deputados como uma tentativa de evitar duas frentes: a CPI da conta de luz e o recurso do governador Eduardo Campos, que contesta o reajuste de 85% nas tarifas, acumulado nos últimos seis anos. Só que não vai colar. Nem Dudu da Fonte (PP-PE) desistiu da CPI e nem Campos do recurso. 

Rota de colisão

O PDT da Câmara decidirá nos próximos dias se o deputado Dagoberto Nogueira (MS) será o líder do partido no segundo semestre, conforme acertado pela bancada no início do ano. Ele figura como campeão de viagens internacionais com parentes — são 40 bilhetes emitidos na sua cota. E os pedetistas temem ficar expostos a desgastes, caso ele assuma o posto. 

No cafezinho

 
 

Se brincar…/ O senador Epitácio Cafeteira (foto), que tem problemas de saúde e sempre viaja acompanhado da mulher, saiu-se com esta ao comentar as restrições das passagens aéreas: “Se a coisa continuar assim, nós vamos acabar recebendo vale-transporte”. 

Em tempos de crise…/ A maioria dos deputados fugia ontem das câmeras de TV. Sabe como é… ninguém quer colocar a cara para explicar o escândalo das passagens aéreas. 

Sereno/ Quem estava ontem tranquilo em seu gabinete era o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Adversário de Michel Temer (PMDB-SP) na disputa pela Presidência da Câmara em janeiro, ele assiste de camarote ao desgaste interno do peemedebista. 

Primeiro, foi Gilmar Mendes/ … que recebeu apoio dos demais ministros do Supremo Tribunal Federal por causa do bate-boca com Joaquim Barbosa. Ontem foi a vez de Joaquim Barbosa ser homenageado. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha, e o da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, fizeram gestos em prol do ministro. 

Nenhum comentário: