quinta-feira, abril 23, 2009

BRASÍLIA - DF

Temer na linha fina


Correio Braziliense - 23/04/2009
 

A lista de excelências com bilhetes aéreos divulgada ontem traz novas evidências do comércio ilegal de passagens. Eugênio Rabelo (PP-CE) aparece e nunca viajou ao exterior com passagem da Casa. O deputado Paulo Abi-Ackel aparece com três viagens a Buenos Aires ida e volta no mesmo dia, o que não ocorreu. Ou seja, existe aí um caso de polícia a ser desvendado e até que isso ocorra ninguém vai cumprir o pedido do presidente da Câmara, Michel Temer, para que a partir de agora, com a restrição do uso de passagens aéreas, o assunto seja dado como encerrado. 

*
Além do comércio ilegal de passagens, Temer terá ainda que vencer a resistência dos próprios paramentares à restrição dos bilhetes. Ele só conseguiu anunciar essa medida porque o fez logo pela manhã, antes que a maioria dos deputados marchasse sobre seu gabinete em protesto contra a decisão. Ele hoje está numa corda bamba entre a pressão da opinião pública, leia-se a recuperação da imagem da Casa, e o público interno, que queria o direito de usar passagens para seus familiares. Temer, até agora, joga para melhorar a imagem. Se vai dar certo, ninguém sabe.


Menos um

O procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza deu um parecer favorável ao deputado Antonio Palocci (PT-SP) no caso de suspeita de superfaturamento dos contratos de coleta de lixo de Ribeirão Preto durante a administração do petista. Agora, só falta o caso de quebra de sigilo da conta do caseiro Francenildo para Palocci tentar se consolidar como candidato a governador de São Paulo pelo PT. 

Enquanto isso, no CCBB...

Lula assiste de camarote ao desgaste dos congressistas com uma certeza: Dilma Rousseff não é mais apenas a candidata do presidente à sua sucessão. Virou o nome natural do PT e de todo o governo. Ao mesmo tempo, a oposição continua dividida, por ordem alfabética, entre o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra. 

Motivo extra

O depoimento do diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Victor Martins, nem havia terminado e alguns políticos já davam como certo o objetivo das denúncias que se abateram sobre ele: evitar que ele seja reconduzido ao cargo em outubro deste ano, quando vence seu mandato. 

Fica frio, Faria!

Ao dizer que a partir de agora a regra é transparência e o que foi antes já passou, Temer deu um recado claro aos parlamentares que abusaram do uso da quota de passagens, caso do deputado Fábio Faria (PMN-RN). Nas entrelinhas, ele quis dizer que ninguém será puindo pelos erros do passado, mas que fiquem bem atentos ao presente e ao futuro. 

No cafezinho

 
 

Apelou geral/ Cada deputado reagiu de um jeito à decisão de Michel Temer de restringir o uso dos bilhetes aéreos aos parlamentes, em especial à proibição de cessão das passagens aos parentes mais próximos, como filhos, esposas e maridos. O deputado Sílvio Costa (foto), por exemplo, saiu-se com esta: “Querem me separar da minha mulher!”, gritava nos corredores. 

Navalha na carne/ Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Wellington Roberto (PR-PB) encomendou estudo à Consultoria de Orçamento da Casa sobre os gastos com custeio nos órgãos do Executivo e do Judiciário. A ideia do republicano é apertar o cinto nas despesas dos dois poderes para liberar mais recursos para investimentos. “Cada um (Poder) vai ter que dar sua contribuição. Por que só o Legislativo é o prato do dia?”, afirma. Em tempo: Ciro Gomes ontem circulava pela Casa com uma relação de gastos do poder Executivo com passagens: R$ 600 milhões. 

PT versus petistas/ A Executiva do PT no Maranhão suspendeu os direitos partidários do novo secretário estadual de Trabalho, José Antônio Heluy, nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e abriu processo contra o militante na comissão de ética. Para completar, o deputado Domingos Dutra passou o dia panfletando na Câmara. Distribuiu um livrinho em que, na capa, está o rosto de Sarney, com um boné escrito Lula, e o corpo de um camaleão que vai da ditadura militar, passa pelo governo Collor, Itamar e Fernando Henrique Cardoso. 

Nova sede/ Até hoje funcionando em salas do prédio principal da Câmara, a presidência do PMDB finalmente começa a pensar numa mudança. Ontem, a presidente do partido, deputada Íris de Araújo, esteve com o governador José Roberto Arruda para tratar desse assunto. Afinal, os partidos têm terrenos atrás dos anexos da Câmara para suas sedes. Até hoje, só o PDT tem sua presidência funcionando ali.

Nenhum comentário: