quarta-feira, abril 08, 2009

BRASÍLIA - DF

Pressão total


Correio Braziliense - 08/04/2009
 

Setores da bancada governista e a oposição se preparam para surfar nas recentes denúncias envolvendo a refinaria de Abreu e Lima e o tripé Petrobras-municípios-Agência Nacional do Petróleo (ANP) no que diz respeito ao desvio de royalties. A oposição aposta na CPI da Petrobras, tomando por base as denúncias de desvio de royalties do petróleo que estão sob investigação na Polícia Federal. “Se a PF não concluiu, o papel da CPI será concluir”, diz o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO). 


Enquanto isso, na Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo PMDB aliado ao governo, foi criada uma subcomissão permanente para acompanhar com lupa as refinarias de Pernambuco e Maranhão e, ainda, o Polo Petroquímico do Rio. E todos acham que, quando o assunto é Petrobras e o setor elétrico, sempre será possível encontrar uma brecha para colocar o governo nas cordas. Para os senadores, uma CPI é vista como a chance de sair da crise administrativa que é, a cada dia, uma surpresa.


Termômetro socialista I

O PSB vai encomendar uma pesquisa sobre as chances eleitorais de Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República. Na consulta, vão incluir o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do governador de São Paulo, José Serra, como o nome do PSDB. É que a turma de Ciro acha que os tucanos hoje estão apenas fazendo de conta que haverá uma prévia para valer entre Serra e o governador de Minas, Aécio Neves. 

Termômetro socialista II

Na mesma pesquisa, o PSB quer apresentar Dilma como a candidata de Lula para saber o grau de transferência de votos do presidente para a ministra, o que hoje é a maior incógnita para o governo e seus aliados. 

No palanque

O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro em 2010. Só falta o partido. Além do vistoso namoro com o PTB, ele flerta com o PRB e o PR, outros aliados do governo federal. A preferência pela ala governista tem um motivo: deixar Garotinho no palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Eles militaram juntos no PDT”, lembra um aliado do carioca. 

Lá vem mais

Depois de apontar o rombo aberto pela crise no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Confederação Nacional dos Municípios apresentará um estudo sobre o impacto da minguada arrecadação na execução dos programas sociais do governo federal. As prefeituras se queixam da falta de dinheiro para a merenda escolar e para manter em curso ações tocadas em parceria, como o Saúde da Família. 

No cafezinho

 
 

Olé/ Se os brasileiros viram o presidente Lula aparecer para lá de bem no recente encontro do G20, os argentinos guardaram uma impressão diferente da presidente Cristina Kirchner (foto). É sucesso por lá um vídeo no YouTube que mostra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, caminhar na direção de Kirchner com a mão estendida. O cumprimento, porém, tinha como destino um outro chefe de Estado. Cristina, constrangida, ficou no ar. 

Assim, não!/ Os petistas não querem a verba indenizatória incluída no salário. É que, assim, terão que dar um percentual dessa bolada ao partido, que cobra dízimo de toda a bancada. É... 

De castigo/ A turma da CPI das Escutas Telefônicas ia passar horas a fio lendo documentos ontem. É o material que a PF coletou na casa do delegado Protógenes Queiroz, que depõe hoje sobre detalhes da Operação Satiagraha. Será tão espremido quanto foi ontem o delegado Renato Porciúncula. 

Vapt-vupt/ Nunca os congressistas agiram tão rápido. Criada na última segunda-feira, a comissão destinada a examinar a proposta de emenda constitucional (PEC) que cria a Polícia Portuária Federal foi instalada ontem com apenas dois deputados no plenário, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Márcio França (PSB-SP), autor da proposta. Eles agiram como se a sessão estivesse cheia para que ficasse registrado em ata, enquanto seus assessores percorriam os corredores em busca de deputados para eleger o futuro presidente do colegiado. 

Nenhum comentário: