terça-feira, abril 07, 2009

BRASÍLIA - DF

O comandante


Correio Braziliense - 07/04/2009
 

Está fechada a indicação do chefe-de-gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para comandar o PT. A cúpula do partido acredita que não há mais dúvidas por um motivo muito simples: foi o nome que mais agregou nas consultas de bastidores feitas nos últimos meses. Une governadores, bancada e estrelas do partido. E um detalhe: o presidente Lula parou de falar mal dessa possibilidade. Há alguns meses, qualquer um que falasse em deslocar Gilberto Carvalho ouvia cobras e lagartos. Agora, Lula está mais maleável a essa mudança. Afinal, Gilberto lá é a certeza de que tudo será como o presidente deseja. Pelo menos, no que depender do comandante petista. Por esses atributos, a oficialização do nome de Gilberto é apenas questão de tempo.


Candidatos em campo

Começa a se desenhar a disputa pela sucessão do interino Alexandre Gazineo na diretoria-geral do Senado. Apoiado pelo PSDB e parte do PT, o diretor da consultoria de orçamento, Fábio Gondin, tem frequentado o cafezinho da Casa e rodas de senadores. Contra ele, se movimenta o diretor da consultoria legislativa, Bruno Dantas, ligado à turma do ex-diretor-geral Agaciel Maia. 

Quem sabe das coisas

Um grupo expressivo e altamente qualificado — todos concursados — de chefes-de-gabinete dos senadores começou a se organizar para ter voz ativa na condução da reforma administrativa da Casa. Eles, atualmente, estão praticamente excluídos do processo de reestruturação. Só que os gabinetes não estão livres das aberrações muito parecidas com as que ocorrem nas diretorias e que eles estão dispostos a ajudar a limpar. O movimento já conta com o apoio de 54 dos 81 chefes de gabinete, número suficiente para se aprovar uma emenda constitucional. 

Skaf fora

Deu certo o coro da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) contra a filiação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para concorrer ao governo de São Paulo. A executiva nacional do partido já tomou uma decisão contrária à adesão. Concluíram que não dá para misturar o chefe da Federação das Indústrias de São Paulo com a base partidária paulista e que não é hora de correr o risco de ver os próprios filiados falando de Skaf por causa da nuvem de fumaça criada pela Operação Castelo de Areia. 

Veja bem

O governo tem um discurso pronto para apresentar aos prefeitos para tentar explicar por que reduziu o IPI dos carros e das motos. É que a indústria não estava vendendo. Se não tivesse ocorrido a diminuição do imposto, o perigo era não haver arrecadação ainda menor. Agora, pelo menos, pinga um pouquinho para os prefeitos. 

Rebelião iminente

A bancada ruralista ameaça paralisar as votações no Congresso, caso o governo não resolva logo a polêmica sobre o crédito para a safra 2009/2010. Os produtores alegam que os bancos têm rebaixado a classificação dos produtores na hora de contrair um empréstimo, o que significa juros mais altos. A bancada já tentou levar os ministros da área econômica, inclusive o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para discutir o problema na Comissão de Agricultura do Senado. Só que, até agora, o governo só enviou o terceiro escalão. 

No cafezinho


 
 

Agrado/ Sacrificado pelo PMDB na eleição para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Leomar Quintanilha (foto), do Tocantins, terá agora o seu lugar ao sol. Será o relator na Comissão Mista de Orçamento do projeto que abre R$ 6 bilhões de crédito para o programa habitacional minha Casa, Minha Vida. 

Degola à vista/ A Procuradoria-Geral Eleitoral deu parecer favorável à perda de mandato do deputado Dr. Paulo César (PR-RJ) por infidelidade partidária. O parlamentar conquistou uma vaga de suplente pelo PTB, mas mudou de partido antes de assumir a cadeira deixada por Sandro Mattos (PR), eleito prefeito de São João do Meriti. O PTB entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entregar a vaga ao suplente Fernando Vasconcelos (PTB). 

Dois amores/ O PT da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, entrou na reunião de Montes Claros (MG) crente de que os três governadores do PSB no Nordeste — Eduardo Campos (PE), Wilma de Faria (RN) e Cid Gomes (CE) — tendem a apoiá-la em 2010. Em tese, sim. Mas, se o governador mineiro, Aécio Neves, vencer as prévias tucanas, tudo pode mudar. A proximidade entre o PSB e Aécio era visível ontem. 

In loco/ O embaixador da Alemanha, Prot Von Kunow, e o encarregado de direitos humanos do governo alemão, Gunther Nooke, seguem hoje para a reserva Yanomami, em Roraima. Ontem, eles foram à sede da Funasa e saíram recheados de dados sobre a redução do número de casos de malária em 34% em relação a 2007 e sobre o abastecimento de água para as aldeias. Agora, vão visitar as instalações. 

Nenhum comentário: