sexta-feira, abril 03, 2009

BRASÍLIA - DF

Filé na praça

Correio Braziliense - 03/04/2009
 

Dois cargos acirram a disputa entre os peemedebistas: a Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, que ficará vaga quando Silas Brasileiro (PMDB-MG) for chamado a assumir o mandato de deputado federal no lugar de Juvenil Alves (PRTB-MG). O outro é a diretoria de Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional. O atual diretor, Christian Schneider, que estava cotado para a Superintendência de Desenvolvimento do 
Centro-Oeste (Sudeco), foi avisado ontem da sua exoneração. 



No caso da secretaria-executiva do Ministério da Agricultura, os deputados do PMDB mineiro avisaram que o posto é deles e ninguém tasca. Vão ficar em disputa mesmo aqueles que estão sob a gerência do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a diretoria e, por tabela, a Sudeco, que deixa todos os políticos com água na boca. É que nessa seara está o Fundo Constitucional do Centro Oeste, o FCO, que para este ano tem R$ 2,9 bilhões programados. Em tempos de vacas magras, esse fundo é um boi gordo solto no pasto.


Pente-fino

Os agentes da Polícia Federal estão reavaliando todas as escutas telefônicas feitas durante a operação Satiagraha. São mais de 100 mil ligações. A cúpula da PF acredita que a Satiagraha não estava pronta para ser detonada em julho do ano passado e que houve uma precipitação por parte do delegado Protógenes Queiroz. 

Hora extra

Por falar em Polícia Federal e Protógenes, a turma que não gosta dele não deixa por menos. O delegado que detonou a Satiagraha será chamado a cumprir expediente dobrado para repor as horas de trabalho perdidas por conta da viagem para participar do ato contra a corrupção ontem no Rio de Janeiro, a convite do PSol. 

Lula surfa

Não foi apenas a frase do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, — “eu adoro esse cara” — que deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva feliz da vida ontem. É que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou como diretriz a imposição feita pelo governo brasileiro, de preservação dos empregos nas empresas privadas beneficiadas pela redução de IPI. A ordem é que elas não enxuguem seu quadro de pessoal enquanto durar o benefício. 

De olho

O PSDB vai passar a monitorar a propaganda do programa Minha Casa, Minha Vida, veiculada no rádio e na TV. “Soa como se todos os brasileiros tivessem acesso e não é bem assim. O governo fez propaganda das casas antes mesmo de ter os terrenos”, comentou o secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro (MG). 

No cafezinho

 
 

Quem é esse aí?/ Conhecido por seu inseparável chapéu de couro, o deputado Edigar Mão Branca (foto) surpreendeu os colegas ontem ao remover da cabeça o folclórico assessório. “Tiro o chapéu em respeito a esta cadeira”, disse, ao presidir pela primeira vez uma sessão da Câmara. Deputados que testemunharam a cena comentavam entre si que o baiano estava irreconhecível. 

Xororô/ Descontente com a minguada verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um exaltado prefeito paranaense abordou o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) e disse que pensava em renunciar. O democrata fez cara de quem não gostou. Diante da reprovação, o prefeito logo caiu em si: “Não, não. Vou sentir saudades do poder”. 

De brincadeira em brincadeira…/ Ao fim do seminário sobre acesso à informação, o presidente da Câmara, Michel Temer, caminhava ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, quando um rapaz soltou esta: “E aí? Já é a chapa presidencial para 2010?”. A ministra apenas sorriu. Temer ficou rubro. 

Ele tentou/ O segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), fez malabarismos para que a reunião fosse encerrada antes de decidir sobre a remessa do caso do deputado Edmar Moreira (DEM-MG) para o Conselho de Ética. “Bem, pessoal, é melhor acabar agora porque o presidente tem um compromisso e…”, disse Inocêncio. Não colou. “Pode deixar, Inocêncio, Tem tempo para resolver isso aqui primeiro”, disse o Michel Temer, referindo-se justamente ao caso Edmar Moreira.

Nenhum comentário: