quinta-feira, abril 02, 2009

BRASÍLIA - DF

Slogan pronto


Correio Braziliense - 02/04/2009
 

O governo fez bem em desistir, pelo menos por enquanto, de mexer na remuneração das cadernetas de poupança. Mas se em 2010 — ano eleitoral — não houver outra alternativa além de reduzir a correção da poupança, o presidente Lula terá de conviver com os adesivos que o DEM já bolou. São dois: “Lula, tira a mão da minha poupança”, e “Companheiro, na minha poupança não!” É a forma que os democratas acreditam ter encontrado para tentar retomar um assunto de apelo popular, como a campanha “Xô, CPMF!” contra o imposto do cheque, que terminou derrubado. 

Se a alteração da poupança não vier, restará à oposição fazer o contraponto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e esperar o fim do ano para comparar as gestões dos governadores José Serra e de Aécio Neves com a de Lula, que teve anunciado há dois dias seu primeiro déficit em 12 anos de administração pública. Ou seja, se continuar assim, novos cortes virão.


Protógenes com o PDT

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, aquele da Operação Satiagraha, teve um encontro ontem com o líder pedetista na Câmara, Brizola Neto, e com o deputado Paulo Pereira da Silva (SP). A iniciativa da conversa foi do delegado. A estratégia de Protógenes é aumentar o leque de opções partidárias para uma possível carreira política no futuro próximo. Por enquanto, as portas abertas são as do PSol, que, embora respeitado pelo delegado, pode deixar-lhe isolado na esquerda. 

A guerra do seguro-desemprego

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, chega de Roma com uma série de abacaxis para descascar. A ampliação do seguro-desemprego de cinco para sete meses é o pior deles. As centrais sindicais reclamam que trabalhadores de 11 estados não foram contemplados pela medida. Por exemplo, mineradores do Pará, dispensados por conta dos efeitos da crise econômica no setor, não terão direito ao benefício. E para completar, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) pretende ampliar a duração do pagamento aos desempregados para até 12 meses. 

DEM ruma ao Piauí

Será no berço do governador Wellington Dias (PT) que o DEM vai bater bumbo na sexta-feira, como parte da caravana para fiscalizar as ações do governo federal. O alvo será o recém-lançado programa Minha Casa Minha Vida. É que, no Piauí, apenas dois — Teresina e Parnaíba — dos 224 municípios têm mais de 100 mil habitantes, portanto, qualificados a receber moradias pelo programa. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, garantiu presença na claque. 

Alivia, aí, PB!

“PB”, como é conhecido o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, recebeu ontem duas missões do vice-presidente José Alencar: a primeira, arrumar um alívio para as receitas das pequenas prefeituras que sofrem mais com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a segunda, desistir de mexer na remuneração da poupança. O ministro levará as alternativas para atender os municípios na semana que vem, quando Lula já estará no Brasil. Quanto à poupança, já estava na geladeira. 

No cafezinho
Gustavo Moreno/Esp. CB/D.A Press - 27/2/09
 
 

Jeitinho/ Na reunião da coordenação de governo, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (foto), e os líderes partidários fizeram um apelo ao ministro Paulo Bernardo: “Por favor, não fale mais a palavra corte. Use contingenciamento. É mais suave”, pediu Múcio. Explica-se: uma verba contingenciada pode ser liberada mais tarde, se a arrecadação do governo voltar a crescer. A palavra corte dá a ideia de coisa definitiva, que não tem volta. 

Enquanto isso, na casa de Wilma.../ O deputado Fábio Faria (PMN-RN) segue hoje para Natal, para uma reunião em que a governadora Wilma de Faria (PSB). Ela fechará a mudança no seu secretariado, tirando todos aqueles que serão candidatos em 2010. Quem está feliz e contente é o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Seu melhor amigo, Damocles Trinta, assume a Secretaria de Infraestrutura. 

Padrinho/ Desde que foi anunciado como secretário de Educação de São Paulo, o deputado Paulo Renato Souza (PSDB) conta aos quatro ventos que quem lhe indicou para o cargo foi o “Mude”: o Movimento Unidade, Democracia e Ética, que se rebelou contra a recondução do líder José Aníbal ao posto. 

Verba disputada/ Integrante da diretoria da Beija-Flor, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) se reuniu ontem com o secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, para apresentar a proposta da escola de samba para o enredo sobre os 50 anos de Brasília, que será comemorado em 2010. Sabe como é, como vai pingar um patrocínio do GDF para a escola que for escolhida, está chovendo interessados.

Nenhum comentário: