quarta-feira, abril 29, 2009

AUGUSTO NUNES

veja on-line

O homem do top-top-top está muito animado com mais uma má notícia

29 de abril de 2009

Só a descoberta do defeito mecânico no avião da TAM que explodiu no fim da pista de Congonhas deixou Marco Aurélio Garcia tão animado quanto a descoberta da doença da ministra Dilma Rousseff. Em julho de 2007, o assessor especial do presidente Lula saudou com o mais ultrajante top-top-top a notícia, divulgada pelo Jornal Nacional, de que a negligência do governo federal não fora a causa principal do acidente que matou 154 brasileiros. Flagrado por um cinegrafista, tentou reduzir a celebração obscena a um desabafo gestual endereçado aos eternos inimigos do povo, interessados em desmoralizar um sistema de transporte aéreo impecável. Se o culpado fora o piloto, a TAM que se explicasse. Quanto aos parentes das vítimas, que se queixassem à empresa. Ou a Fernando Henrique Cardoso.  Ou ao bispo.

Agora longe de câmeras que ignoram o direito à privacidade, vem aí mais um top-top-top do especialista em complicações cucarachas que só por falta de tempo não virou garoto propaganda do programa Saúde Bucal. A julgar pelas primeiras declarações sobre o câncar de Dilma, Garcia só espera que a escolhida por Lula apareça um pouco melhor no retrato extraído da próxima pesquisa de opinião para comemorar a (para os adversários) péssima notícia: o linfoma da candidata livrou o PT de agonizar abraçado a candidatos acometidos de anemia aguda.”Eu ouvi um parecer do meu filho que é médico que me deu duas opiniões e me parece que a segunda é mais importante”, começou o diagnóstico. “Do ponto de vista médico ele me disse que ela tira isso de letra, mas do ponto de vista político ele disse que isso vai reforçar a candidatura dela”. Do ponto de vista do Brasil que pensa, Garcia conseguiu, com 53 palavras, agredir o idioma, atropelar a sensatez e esfaquear a misericórdia.

Ele também ouviu o filho mora em Londres antes de afrontar milhões de brasileiros feridos pelas dimensões apavorantes do desastre no aeroporto em São Paulo. “Tivemos uma conversa por telefone”, informou. Não foi uma conversa, soube-se agora. Foi uma consulta com o jovem inventor da medicina política. Há dois anos, deve ter ouvido do garotão que mais importante que confortar os parentes das vítimas era isentar o governo de culpas. Nesta semana, ouviu o parecer que apresentou ao Brasil a versão londrina do médico modelo de Lula.

Como ensinou o presidente, o filho de Garcia não diz  “sifu” nem ao moribundo na hora da extrema-unção. Mas vai além: depois de dizer ao paciente que existem chances de escapar da morte, também oferece uma taça de champagne. O conselheiro de Lula prefere festejar más notícias com o top-top-top popularizado nos melhores tempos do Pasquim por uma das grandes criações do cartunista Henfil: Baixim, um dois fradinhos, que vivia batendo uma mão aberta na outra fechada para provocar Cumprido, o parceiro bem-comportado. Garcia usa o gesto para provocar o país.  O filho de Henfil era divertidamente perverso. O pai do gênio de jaleco é apenas cruel.

Em “Bonitinha, mas ordinária”,  um personagem de Nelson Rodrigues repete obsessivamente que “o mineiro só é solidário no câncer”. A mineira Dilma acaba de descobrir que o gaúcho Garcia não é. Nem num linfoma.

Nenhum comentário: