quinta-feira, abril 16, 2009

ARI CUNHA

Quase massacre


Correio Braziliense - 16/04/2009
 

O interesse do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é a morte. A comemoração deixa de ser fúnebre para ser de agitação. O chamado massacre de Carajás é tratado com escândalo. Vinte e dois agricultores protestavam contra a reforma agrária. Fecharam a estrada PA-150. Ninguém passava. Caminhões com safras foram retidos. Nisto, a Polícia Militar é chamada. Era necessário desobstruir a estrada. O serviço começou. Não houve tiros. Os revoltosos começaram a jogar pedras e paus nos policiais. Criou-se o tumulto. O comandante da Polícia mandou soldados recuar. Quando estavam em debandada de costas, evitando as agressões, ficaram encantoados na carroçaria de uma carreta. Não havia por onde fugir. E os revoltosos foram se chegando. Duzentos soldados seriam sacrificados barbaramente. Parados e encostados no caminhão. O comandante ordena reação a tiros. Nas cidades, são tiros para o ar. Amedrontar. Mas a raiva era tanta que os ataques de pau, foice, enxada não pararam. Nessa hora a ordem de comando foi atirar. Dezenove revoltosos morreram. Assim se evitou o massacre de 200 policiais. Fotos e gravações da TV mostram o fato. Se houver contestação, publicaremos.


A frase que não foi pronunciada

“Nós somos unha e carne. Só que unha de um na carne de outro.”
Lula pensando no Pacto Federativo.


Bolsa liberdade 
Há críticas quando o Ibama solta os animais apreendidos nas áreas de proteção. Mas o instituto, antes disso, faz um trabalho minucioso, preparando o animal para viver por si só. A Chapada Imperial, parceira do Ibama, recebeu dezenas de araras que vão reaprender a se alimentar no cerrado. 

Sociedade 
Em Fortaleza, é a população quem espanta os ladrões e traficantes. Um deles tentou assaltar o comércio. Dois homens perceberam. Amarraram o infeliz numa árvore e bateram até a polícia chegar. Irisvaldo da Silva levou drogas de Cabrobó em Pernambuco para vender em Fortaleza. Tentou fugir, mas os pedestres deram uma ajuda à polícia. Amarraram o homem até a chegada dos policiais. 

Incêndio 
Na cidade de Kansas, coordenadores do meio ambiente formaram um grupo de socorro para participar de um treinamento para incêndio causado pelo etanol. Socorristas são preparados para responder aos comunicados de emergência. O fogo causado pelo etanol representa riscos diferentes de outros combustíveis. O álcool é solúvel na água e a chama é quase invisível. 

Fênix 
Em cada edição da revista Business Week é registrado o retorno de compradores em setores desenganados. Instituições financeiras que não conseguiam levar os negócios adiante buscam a solução com os compradores inadimplentes. Chegou a hora de negociar. A esperança é que, nesse passo, o mercado se normalize. Restabelecer o lado psicológico da crise também é considerado. 

Eleitores 
O Brasil está listando novos eleitores para as próximas eleições. Os que moram no exterior formam comunidade extensa. Têm direito a votar apenas para deputados federais. Com a nova legislação, poderão votar com antecedência nos candidatos à Presidência da República. Os novos eleitores vão alterar o quadro nacional, e é isso o que deseja o presidente Lula da Silva. 

Greve 
Comunidade de valor intelectual e político é a dos professores. Em plena crise econômica, se atira contra promessas do governador José Roberto Arruda. Para se ter uma ideia, qualquer categoria iria esperar que as coisas se aclarassem. O país está em dificuldades e necessita da colaboração de todos. Muitas promessas foram adiadas para salvar o erário. 

Crise 
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra sabidamente vive do dinheiro que a gente paga em impostos. Não seria favor a redução das agressões ao povo. Afinal, a divergência exalta o valor próprio e degrada o esforço do presidente Lula para manter o país em paz.

História de Brasília

O deputado José Pedroso está muito contente com este fim de governo. Foi um dos homens mais assediados na época das nomeações, e depois de vários meses conseguiu, finalmente, aliviar-se do pesadelo de tantos pedidos. (Publicado em 27/1/1961)

Nenhum comentário: