segunda-feira, março 02, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Salto a distância


Folha de S. Paulo - 02/03/2009
 

O delegado Ricardo Saad, que substituiu Protógenes Queiroz no comando do inquérito da Operação Satiagraha, foi convidado pela cúpula da PF (Polícia Federal) para dirigir a divisão de combate a crimes financeiros em Brasília. Para isso, ele teria que abandonar a investigação dos negócios do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Saad ainda não decidiu. Mas, se aceitar, vai colocar uma condição: a de assumir o novo cargo depois que a Satiagraha for finalizada.

MEMÓRIAS 
Uma das primeiras viagens do governador Aécio Neves, de Minas, "pelo Brasil" terá como destino a cidade de Recife. No dia 16 de março, ele desembarca lá para o lançamento de "Um Quase Livro de Memória", do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, sobre o período da Nova República.

PONTEIROS 
O processo em que o ex-ministro Antônio Palocci, da Fazenda, o ex-presidente da CEF Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto são acusados de quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo saiu do STF (Supremo Tribunal Federal) e voltou à Procuradoria-Geral da República. Sinal, de acordo com a defesa de um dos réus, de que a procuradoria vai estudá-lo para fazer a sustentação oral em que acusará Palocci pela quebra -e de que o caso deve entrar em pauta logo.

ELEFANTE BRANCO
Uma das baladas mais caras de São Paulo, a boate Pink Elephant, no Itaim, funciona sem alvará. A casa recebeu multa de R$ 1.142,34 pela falta da licença e responde a uma ação fiscal.

Durante o processo, o empreendimento está sujeito a mais duas fiscalizações e, se for autuado nessas ocasiões, será impedido de funcionar. Os sócios tentam regularizar a casa.

BAGAGEM
Batido o martelo: a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) vai, sim, realizar apresentações no exterior. Em outubro, os músicos viajam para os EUA para turnê por 17 cidades -entre elas, Los Angeles, Chicago, Washington e NY. A regência será de Kazem Abdullah, jovem maestro de apenas 29 anos que é assistente de James Levine no Metropolitan Opera de Nova York.

BARBA BRANCA 
Por 46 anos, os brasileiros se acostumaram a ouvir, no Natal, o jingle "Varig, Varig, Varig", que dizia que Papai Noel voava a jato pelo céu. Pois seu criador, o músico e compositor Caetano Zamma, vai virar livro. Sua trajetória profissional de 50 anos será contada por Wladir Dupont num livro editado pela Escola Superior de Propaganda & Marketing, com design de Ana Whitaker.

FÊNIX 
Clea Dalva Faria, mulher do banqueiro Aloysio Faria, vai batizar com seu nome o novo ambulatório de urologia do Hospital das Clínicas. Avesso a homenagens, o casal doou R$ 2,7 milhões ao hospital para a reconstrução da unidade, destruída no incêndio do HC. O único pedido do banqueiro (que estudou medicina, mas nunca exerceu a profissão) ao médico Miguel Srougi foi que o lugar priorizasse o atendimento de pessoas idosas.

Nenhum comentário: