terça-feira, março 10, 2009

INFORME JB

Verba só para quem tiver diploma


Jornal do Brasil - 10/03/2009
 

Ministério do Planejamento vai publicar uma instrução normativa determinando que, em suma, a partir do ano que vem, os municípios só poderão firmar convênios com a União depois que seus gestores – secretários de Administração, Finanças e afins – passarem por um intensivão sobre gestão e prestação de contas de convênios. Isso valerá, a priori, para as cidades do Amazonas e Mato Grosso, os dois primeiros estados que entraram no programa que começa este mês, envolvendo o Senado e o Tribunal de Contas da União. Esquema bolado pelo presidente do Congresso, José Sarney, e pelo presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, com as bênçãos do ministro Paulo Bernardo (foto). Auditores e fiscais do tribunal e técnicos do Poder Legislativo vão às cidades ministrar os cursos – que serão feitos também por TV, durante seis meses no máximo. A meta é estender o programa ao restante do país.

 

Modelo 2010

Famoso entra, celebridade sai, e na festa de 80 anos de Hebe Camargo, domingo à noite, na casa de Lucília Diniz, quem chamou a atenção foi José Serra. No meio dos figurinos de smoking, o governador entrou de terno com pinta de presidenciável.

24 horas

Notívago, Serra virou alvo dos piadistas de plantão. Diziam que ele já estava indo para o trabalho.

Na moita

Hebe de vez em sempre critica os políticos de Brasília e manda aquela banana para a turma. Sabe quem apareceu lá como convidado? O senador Edison Lobão Filho (DEM-MA), suspeito de usar laranja em transações comerciais.

Dudu sertanejo

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, começou a Maratona Sertaneja. Calma, não é show. É um amontoado de obras no sertão pernambucano com agenda forte e diária.

Sem-tela

O jornalista e cineasta Sérgio Henrique Sá Leitão, diretor da Agência Nacional de Cinema, foi exonerado a pedido.

Mercado aberto

A Polícia Federal está de olho. Os árabes estão expulsando os chineses da tradicional Feira do Paraguai, no Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília – onde os produtos, digamos, não têm aquele selo de garantia.

Apito & batom

As autoridades de Lima, capital do Peru, decidiram incumbir as policiais de controlar o trânsito na cidade. Elas seriam menos suscetíveis às propinas.

Zerado

Registre-se a tempo, um assunto já citado na coluna, o Grupo Técnico de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento zerou a taxação da importação do glifosato – antes em 35,8% – um herbicida muito importado da China e essencial hoje para as lavouras. A Monsanto dominava o mercado nacional.

Data venia?

Aconteceu em Nanuque, em Minas. Um jovem acusado de estupro invadiu só de cueca a casa de um juiz, sem saber quem era o dono. Limpou a geladeira e foi tirar uma sesta – na cama do homem. Foi preso em flagrante.

Tranquila

A ministra Dilma Rousseff estava com o governador Jaques Wagner, em Salvador, no sábado, quando foi informada sobre as denúncias da Veja de que teria sido monitorada por Protógenes Queiroz. Deu de ombros e continuou sorrindo à mesa.

Brasillll!

Desabafo ontem do presidente do Senado, José Sarney, sobre o rol de denúncias de todos os lados: "Está tudo uma vergonha".

Radiografia...

A Assembleia Legislativa de São Paulo divulga hoje a 5ª edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social – versão 2008.

... paulista

O índice faz uma radiografia dos municípios do estado, e é composto por quatro indicadores: três deles mensuram as condições atuais dos 645 municípios em termos de renda, escolaridade e longevidade; o quarto divide as cidades em cinco grupos de acordo com sua situação geral.

Nenhum comentário: