terça-feira, março 24, 2009

ILIMAR FRANCO

Em baixa

Panorama Político
O Globo - 24/03/2009
 

Os governadores que disputarão a reeleição, nos estados pesquisados pelo Datafolha, não têm o que comemorar. O recall é inferior à votação que tiveram no primeiro turno em 2006. Jaques Wagner (BA) tem 36%; Cid Gomes (CE), 34%; Sérgio Cabral (RJ), 26%; Yeda Crusius (RS), 9%; e José Arruda (DF), 41%. O único que tem recall superior aos votos que obteve é Eduardo Campos (PE). 

PT paulista dividido 


Os petistas vão se dividir caso o deputado Antonio Palocci (PT) não seja o candidato ao governo de São Paulo. Uma ala, identificada com a corrente majoritária, trabalha o nome do prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Outros estão apostando suas fichas no ministro Fernando Haddad (Educação). Palocci continua sendo o preferido de todos, mas sua candidatura depende do julgamento, no STF, da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. O líder na Câmara, Cândido Vaccareza (SP), não se assusta com o desempenho do tucano Geraldo Alckmin no Datafolha: "Ele começou assim nas eleições para a prefeitura da capital". 

Uma gripe, num cabra muito fino, ele fica de cama; num cabra macho, ele vai trabalhar e não perde uma hora de serviço" - presidente Lula, apresentando versão "pós-marola" sobre o impacto da crise no Brasil 


EUFORIA. Ao receber a direção do PP, ontem, no Palácio da Liberdade, o governador Aécio Neves (MG) afirmou que a prévia para a escolha do candidato tucano à Presidência da República está confirmada e que ele acredita que sairá vencedor. Em seguida, fez derramados elogios ao governador José Serra (SP) e reafirmou que eles estarão juntos em 2010. Já o PP vai liberar o partido para que faça as alianças regionais mais convenientes. 

Superpoderes 

Ao receber integrantes da Frente Parlamentar Anticorrupção, semana passada, o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, pediu a aprovação de uma emenda constitucional que permita ao tribunal quebrar sigilo bancário e fiscal. 

Quase um Dilmo 

A expansão de linha de metrô em Recife, ontem, foi a oitava viagem do ministro Márcio Fortes, neste ano, para inaugurar obras. No PP ele é considerado da ala que estará com Lula em 2010, independentemente do rumo que o partido tomar. 

O candidato do Serra virou vice da Dilma 


Os partidos de oposição não estão nem um pouco satisfeitos com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Muitos tucanos e democratas deram apoio a Temer na expectativa de que ele se transformasse em um cabo eleitoral nas eleições presidenciais de 2010. Agora, estão contrariados com a movimentação no PMDB, e do próprio Temer, para viabilizar sua escolha como candidato a vice da ministra Dilma Rousseff. 

Pedro Paulo defende gestão Paes 


O chefe da Casa Civil da prefeitura do Rio, Pedro Paulo, contesta dados de nota publicada nesta coluna sobre a gestão Eduardo Paes e os servidores municipais. Diz que os compromissos de campanha estão todos mantidos. E que foram suspensos o Previ-Escola e a cesta de natal por se tratarem de programas "eleitoreiros", adotados no último ano da gestão Cesar Maia. Afirma ainda que foram cortados 30% dos cargos comissionados e dos encargos especiais, pois tratava-se de uma "farra" com fins políticos. 

O MINISTRO Ayres Britto é o novo relator no STF do inquérito que investiga o deputado Edmar Moreira (MG) por apropriação ilegal de contribuições ao INSS. 

O PRESIDENTE da CPI dos Grampos, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), nega divergências com o delegado Protógenes Queiroz e que haja risco de sua prisão. 

AMANHÃ, em Pretória, o ministro Nelson Jobim (Defesa) assiste a um teste de lançamento do míssil A-Darter, que vem sendo desenvolvido há dois anos por cientistas brasileiros e sul-africanos.

Nenhum comentário: