terça-feira, março 17, 2009

ILIMAR FRANCO

Emprego melhora

Panorama Político
O Globo - 17/03/2009
 

Os dados do Caged (emprego com carteira assinada) que o governo anuncia amanhã virão com um saldo de cerca de 20 mil novos postos de trabalho. É pouco expressivo. Mas, para o governo, já é alguma coisa, diante dos números negativos de dezembro, quando foram fechadas 650 mil vagas e janeiro, com menos 101 mil. "Mudou a curva do emprego. Somos o primeiro país a reverter a crise", afirma o ministro Carlos Lupi (Trabalho). 

Política de acesso à informação 

O governo pretende lançar uma campanha institucional, no fim de março, para que militares e seus familiares entreguem documentos sobre a ditadura militar. Além disso, o presidente Lula assinará decreto reduzindo os prazos de sigilo de documentos e os níveis de classificação. O ultrassecreto cairá de 30 para 25 anos; o secreto de 20 para 15; o confidencial, hoje em dez anos, deixará de existir; e o reservado será mantido em cinco anos ou subirá para oito. E não haverá mais renovação automática de sigilo. Apenas os documentos ultrassecretos poderão ser mantidos fechados, por decisão de uma comissão ministerial. 

Nós somos de oposição. Mas para isso temos que fazer oposição" - Rodrigo Maia, presidente do DEM, censurando a atitude do governador José Serra 

Derrota da CUT 

A Confederação dos Trabalhadores na Agricultura decidiu sair da CUT. Centenas de sindicatos rurais farão o mesmo nos próximos meses. A Contag tem uma base de 22,4 milhões de trabalhadores, sendo 7,4 milhões associados. 


Oposição na Marcha pelo Café 

Cerca de 25 mil produtores rurais participaram ontem, em Varginha, da Marcha pelo Café. O ato foi promovido pelo Movimento SOS Cafeicultura. A mobilização teve como mote o emprego: "Mais de 10 milhões de empregos estão ameaçados. E o seu pode ser um deles". A oposição subiu no palanque. Estavam lá o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e o líder na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), que criticou o governo Lula: "O governo não tem política para a cafeicultura. Esse é o Brasil real". 

Governo, oposição e candidatura Dilma 

Os articuladores políticos do governo Lula avaliam que foi concluída a primeira etapa da construção da candidatura a presidente da ministra Dilma Rousseff: a de colar sua imagem à do presidente Lula. Dizem, com ironia, que a oposição ajudou bastante. "Pesquisas qualitativas mostram que os eleitores já identificaram que os mesmos que fazem uma oposição raivosa ao presidente Lula se voltaram contra ela", disse um auxiliar do presidente Lula. 

Unidos 

Apesar de ainda não ser oficial, o ex-governador Paulo Souto praticamente descartou sua ida para o PSDB. O empecilho é a contrariedade do Diretório Nacional do DEM. De qualquer forma, os dois partidos estarão juntos em 2010. 

O PDT está organizando, em abril, uma grande festa para lançar a candidatura do prefeito de Campinas, Dr. Hélio, para o governo de São Paulo. 

AVALIAÇÃO no governo do encontro entre os presidentes Lula e Obama: "Eles gostaram um do outro. Saíram da conversa achando que são parceiros. Há espaço para trabalhar juntos". 

É GRANDE o descontentamento no PT com a atuação do secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Cardozo (SP). Até integrantes de sua tendência, Mensagem, criticam sua gestão.

Nenhum comentário: