sexta-feira, março 06, 2009

ILIMAR FRANCO

A corrida

Panorama Político 
O Globo - 06/03/2009
 

A educação entrou na agenda política. Ontem, em Cabo Frio, o presidente Lula inaugurou três escolas técnicas federais, enquanto em Santana da Parnaíba o governador José Serra inaugurava uma estadual. Serra já entregou 157 novas escolas técnicas, e o governo federal promete construir cem unidades até o fim do ano. Em 2010, em São Paulo, serão oferecidas 200 mil vagas, e nas escolas técnicas federais haverá 500 mil matrículas. 

PMDB 2 x 0 PT 

Quando era ministro do governo Fernando Henrique, o deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP) dizia que era só a popularidade do presidente estar em alta para que a base parlamentar aliada começasse a brigar. Com os aliados do presidente Lula acontece o mesmo. Antes do carnaval, Lula reuniu os líderes dos partidos governistas e pediu a eles que se entendessem e evitassem disputas no Congresso. Pregou no deserto. O PT e o PMDB não param de medir forças desde a eleição para a presidência do Senado, culminando com a disputa pela Comissão de Infraestrutura da Casa. Governos mudam e erros se repetem. 

Fazer oposição é fazer escolhas políticas, identificando o adversário principal, e não posar de elegante para as revistas de moda" - ex-prefeito do Rio Cesar Maia, sobre o apoio do PSDB ao PT no Senado

AUTOFAGIA. O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), rebateu as reclamações dos dissidentes da bancada. Diz que, dos 18, nove responderam a seu ofício, e, desses, sete foram indicados para as comissões que queriam. "O Semeghini estava eternizado na Ciência e Tecnologia. É bom para reciclar", disse ele, sobre a indicação de Julio Semeghini (SP) para a Comissão de Finanças. E chamou Antonio Carlos Pannunzio (SP) de "ingrato" por não ter ficado satisfeito na Comissão de Constituição e Justiça. 

Pingue-pongue 

Ameaçado de perder o mandato por ter ido para o PMDB, o deputado Geraldo Resende (MS) quer voltar para o PPS. "O único pecado que cometi foi trocar de partido", disse ele. O presidente do PPS, Roberto Freire, não o aceita de volta.

Com carinho e... 

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) foi só afeto ontem com os prefeitos Rosinha Garotinho (Campos) e Armando Carneiro (Quissamã). Ela garantiu que em 90 dias libera R$50 milhões para a dragagem do porto da Barra do Furado. 

Um show de "habilidade" 

Os economistas e as agências de risco foram espetados ontem pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social: "Antigamente, os economistas traçavam três cenários: bom, ruim e regular. Hoje, com a crise, os cenários são ruim, péssimo e catastrófico". Ele registrou a presença de João Paulo dos Reis Velloso e Maria da Conceição Tavares: "Através deles cumprimento os poucos economistas que ainda restam no país". 

Desburocratização 
Os estados estão com dificuldade de liberar dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), carro-chefe do segundo mandato do presidente Lula, devido ao excesso de burocracia. São exigidas 13 certidões com validade que varia de 30 dias a um ano. "O PAC nos estados não está funcionando. O remédio para isso é Hélio Beltrão", disse o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), referindo-se ao Programa Nacional de Desburocratização, implantado em 1980.

O PMDB vai convocar um congresso nacional, em junho, para aprovar uma proposta de programa de governo do partido para as eleições de 2010. 

DEPOIS dos arrufos, o ministro José Múcio e o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), conversaram ontem para afinar o discurso. 

DOIS suplentes foram eleitos presidentes de comissão no Senado: Flexa Ribeiro (PSDB-PA), para Ciência e Tecnologia, Valter Pereira (PMDB-MS), para Agricultura. O Senado é o paraíso dos sem-voto.

Nenhum comentário: