sexta-feira, fevereiro 06, 2009

WODEN MADRUGA



O delírio


TRIBUNA DO NORTE-RN 06/02/09


A comitiva da FIFA (com todas suas mordomias) chega hoje a Natal. Aos ilustres caravaneiros, cartolas internacionais dividindo a glória com os nativos auriverdes, será mostrado o lunático projeto de um complexo esportivo para que esta terra de Poti mais besta possa sediar dois jogos da Copa do Mundo de 2014. Para isso será preciso  derrubar dois estádios, um kartódromo e toda a área, todos os prédios (são bem vinte),  do Centro Administrativo do Estado,  a sede do Governo.

Os caravaneiros serão recebidos em festa no Aeroporto Augusto Severo, que às vezes funciona normalmente, outras vezes não. Tem dia que o serviço de climatização não esfria porra nenhuma e tem dia que a escada rolante não rola paicas. Quando chove (será que chove, hoje?) há goteiras em todas as alas.  Lá estarão a governadora, a prefeita e os áulicos de sempre e de todas as partes. Salamaleques.

Os jornais noticiam que haverá um sobrevoo (agora sem circunflexo) sobre a cidade, até ao mar profundo, dunas deste lado, dunas daquele outro, o rio no meio. Embaixo, os problemas de sempre e  sem solução: o caos na Saúde, o caos no Trânsito, o caos na Segurança, a miséria das favelas e dos cortiços, a Educação que está na rabeira entre os estados da federação, centenas e centenas de famílias (crianças no meio) coletando o  lixo nas ruas, ainda no escuro das madrugadas, único meio de garantir a sobrevivência deles, os miseráveis das gerais (Brasisisiiiiiillllllll...). Mas, hoje, na era da modernidade,  os estádios não têm mais gerais. Agora estamos na vez das cadeiras numeradas, estofadas,  e dos camarotes exclusivos.

Depois do sobrevoo (sem circunflexo, como determina a nova ortografia, outra bobagem), os ilustres e simpáticos caravaneiros vão se reunir num hotel de 5 estrelas na Via Costeira aberto para o belo mar atlântico de Ponta Negra, onde mais adiante destaca-se no cenário o principal “point” de prostituição da cidade, incluindo menores, e funciona com glamur uma das principais bolsas de drogas deste paraíso tropical. 

No amplo e sofisticado salão do hotel, os caravaneiros mais os anfitriões, simpáticos e risonhos, bem nutridos ( alguns com o bronzeado adquirido nos parrachos sensuais)  vão assistir à apresentação do projeto da “arena das dunas” (o tal complexo esportivo/hoteleiro), já batizado pelo bom senso da alma coletiva  de “projeto delírio”. Aí, como soe acontecer, está programado um “coffee break” (brasileiro é doido por cófebreique;  natalense então...). 

Isso  posto, os simpáticos e sorridentes caravaneiros pegam a BR-101 e retornam ao aeroporto Augusto Severo. Não, não, a ilustre comitiva da Fifa não visitará o “complexo de saúde” Walfredo Gurgel. Nem o atraente e pitoresco camelódromo do Alecrim e suas aprazíveis adjacências.


Das chuvas


Pelo boletim da Emparn a maior chuva de quarta-feira para o amanhecer de ontem foi em Guamaré, Litoral Norte: 42 milímetros. Em Macaíba, 39, e em João Câmara, no Mato Grande, 38. Em Taipu, 16, Bento Fernandes, 15. As chuvas do Seridó foram melhores em Equador, 15, e Santana do Seridó, 13. No Oeste, Almino Afonso, 12, e Campo Grande, 9,7.

Em Santo Antônio, no Agreste, 19, Serinha, 9. Na região Leste, chuvas em Nísia Floresta, 35, Parnamirim, 14, São Gonçalo do Amarante, 13. Vila Flor, 9.

As chuvas continuam caindo bem no Piauí e no Ceará. O jornal “O Norte”, de João Pessoa, em sua edição de quarta-feira, 4, abria manchete para o inverno paraibano: “Dia escuro, chuvas, raios e trovões”.  A notícia começa assim: “As chuvas já começaram a cair na Paraíba, principalmente nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão.


Natalense  


A Câmara Municipal de Natal concede, hoje, o título de Cidadão Natalense ao poeta Ronaldo Cunha Lima, ex-governador da Paraíba. A sessão está marcada para às 10 horas.


Edgar Barbosa


Este ano de 2009 é o do centenário de nascimento de Edgar Barbosa. Jurista, professor, escritor, ensaísta, cronista, das maiores expressões da cultura do Rio Grande do Norte. 

Sua família vai mandar celebrar uma missa, dia 15, um domingo,  na Igreja de Santo Agostinho (Rua Professor João Machado - Capim Macio).


Teatrinho


Vi, num dos jornais locais, foto da prefeita Micarla de Sousa visitando o Hospital Infantil Varela Santiago. Puro teatrinho de marqueteiro.

Será que a prefeita viu uma banca de jornal, ao lado do hospital, ocupando 90% da calçada (espaço público) e mais uma parada de ônibus que obstrui a passagem de qualquer ser humano?


Rolidei


Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

- Já que Michel Temer quer levar a TV Câmara a expandir suas atividades e cobrir o trabalho árduo dos deputados nos Estados, não seria o caso de acompanhar suas excelências também nas incursões ao exterior? 

- Uma vez por ano, uma caravana rolidei de excelências vai à Assembleia da ONU, em Nova Iorque, fazer não se sabe o quê. Talvez isso obrigue a emissora a abrir filiais na 5ª Avenida ou no Champs Elysées, mas, já que “redução de gastos não é uma prioridade”, como disse Temer, tudo bem.


Choque de gestão

A rua Régulo Tinoco, no Barro Vermelho, de trânsito intenso, está com buraqueira na rede da Caern. São buracos da nova administração municipal clamando um “choque de gestão”.


Nenhum comentário: